3 benefícios que as cores podem trazer ao visual masculino
As cores são o elemento de design de maior impacto na nossa imagem. Isso significa que quando alguém nos olha, a cor é o que chama mais a atenção. “3 benefícios que as cores podem trazer ao visual masculino“
Nesse sentido, é natural do homem brasileiro usar mais tons neutros: preto, branco e cinza. Além destes, azul e verde são muito usadas. Mas saber como usar as cores de maneira estratégica faz toda diferença no visual e existem três maneiras de usá-las a seu favor.
Para valorizar o tipo físico
As cores possuem três dimensões: temperatura (quente e fria), intensidade (intenso e suave) e profundidade (claro e escuro). Desse modo, quando falamos de valorização de tipo físico, estamos falando principalmente em gerar um ponto focal no look para que chame mais a atenção do que o ponto em nosso corpo que queremos disfarçar.
Nesse sentido, primeiro, precisamos saber: o que você mais gosta e o que você menos gosta em seu tipo físico? Onde você menos gosta, prefira usar cores escuras (com mais presença de preto), suaves (mais apagadas) e frias (mais azuladas). Por exemplo, se você gostaria de disfarçar a barriga, usar camisetas ou camisas em tons como azul marinho, verde militar, azul celeste ou bege irão chamar menos atenção. Se você gostaria de valorizar a altura, quando usamos monocromático (variações da mesma cor em todas as peças do look), nosso corpo parece mais esguio.
Além disso, estampas menores tendem a chamar menos atenção do que estampas grandes.
Para comunicar mensagens
Cada um de nós reage de maneiras diferentes às cores, muitas vezes para comunicarmos nosso humor, quem somos e como queremos ser vistos. Cada cor possui uma característica que faz o outro receber uma mensagem ou ter sensações. É o que chamamos de psicologia das cores.
O vermelho, por exemplo, é uma cor que causa excitação, aumenta os batimentos cardíacos, transmite perigo, mas também paixão. Já o azul, traz uma mensagem de estabilidade, credibilidade.
Usar as cores de maneira estratégica, como azul em uma reunião importante ou vermelho em um primeiro encontro fará com que você esteja mais próximo de seus objetivos pessoais e profissionais. A seguir uma tabela para você se inspirar:
- Azul: credibilidade, honestidade, tradição e organização;
- Cinza: autocontrole, organização, modernidade, responsabilidade
- Verde: abertura e receptividade;
- Vermelho: sensualidade, paixão, perigo, segurança e poder;
- Marrom: autenticidade e confiança, estabilidade, status;
- Roxo: sensualidade, espiritualidade, distanciamento e poder
- Rosa: confiança, paixão e ousadia;
- Branco: nobreza e status;
- Amarelo: criatividade, otimismo, dinamismo, riqueza e comunicação;
- Laranja: entusiasmo, energia, extroversão e alegria;
- Preto: mistério, poder, elegância, autoridade, luto, rebeldia
Para ficar mais bonito
Está muito alta se falar sobre Coloração Pessoal em mulheres, mas pela minha experiência em atendimentos masculinos percebi que é mais importante realizar o teste nos homens do que nas mulheres, pois elas possuem muitos atributos para disfarçar uma cor errada: acessórios, maquiagem, coloração no cabelo, enquanto que homens têm praticamente só a roupa.
Então, se você não conhece a Coloração Pessoal, vou explicar o que é: nossa pele possui pigmentos com as três dimensões da cor que falamos anteriormente: Temperatura, Intensidade e Profundidade. Desse modo, quando repetimos os pigmentos de nossa pele nas roupas próximas do rosto, ficamos mais bonitos, com a aparência mais jovial, disfarçam as olheiras e linhas de expressão. Então, saber sua cartela de cores é meio caminho andado para uma imagem de sucesso.
1 comentário
O ser homem, e, pelo hábito, de beneficiar-se, das cores que a natureza consagra, os homens só tem a ganhar!