Escrito, dirigido e protagonizado por Clayton Nascimento, o monólogo lota
teatros por onde passa e já ajudou a reabrir um inquérito policial
Fenômeno do teatro brasileiro, elogiado por nomes do calibre de Fernanda Montenegro, Marieta Severo, Regina Casé e Lilia Cabral, e com lotação máxima por onde quer que passe, o espetáculo “Macacos” chega agora à Mostra Lucia Camargo no Festival de Curitiba. As sessões acontecem nos dias 4 e 5 de abril, no SESC da Esquina.
O monólogo, que venceu um prêmio APCA e um Shell, o mais importante do teatro brasileiro, é escrito, dirigido e protagonizado por Clayton Nascimento, que recentemente interpretou o personagem Caíto Figueroa Roitman na novela Fuzuê, da Rede Globo.
No palco de “Macacos”, no entanto, Clayton não tem nome. A peça trata da estruturação do racismo no Brasil. Pra isso, passa por diversos episódios de nossa história até chegar nas atuais estatísticas de jovens negros presos e executados pela polícia.
As primeiras versões de “Macacos” tinham apenas 15 minutos, e começaram a ser encenadas quando Clayton ainda era aluno da Universidade de São Paulo. O espetáculo nasceu de um episódio duro, quando o estudante de artes cênicas foi acusado de roubo por um casal branco ao sair de um cinema. Clayton ficou sem reação, e na hora não se deu conta de que os dedos em riste na verdade eram o estratagema de um assalto. Foi espancado por nove pessoas, teve as costelas trincadas e perdeu tudo o que carregava.
De lá pra cá, circulou com “Macacos” por diversas cidades, recolheu muitas histórias e foi encorpando o texto – que hoje tem duração de 2h30 – até alcançar o status de prodígio do teatro. Em uma apresentação, ouviu elogios rasgados e alto volume de uma das principais atrizes brasileiras.
“Notei que alguma coisa estava acontecendo com o público. Localizei a voz e era a Fernanda Montenegro dizendo: ‘Um fenômeno! Você é um fenômeno! Que bom que você é brasileiro, você tem que fazer essa peça até ficar bem velhinho’. E eu paralisei. Teatro lotado, quase 300 pessoas”, contou em entrevista ao programa Conversa com Bial, a Rede Globo.
“A sensação é de realização de uma criança que teve afeto dos pais e a possibilidade de estudar. Vi todos esses artistas, cresço com a TV e a possibilidade de mostrar minha arte para eles é algo que me dignifica muito”, disse na mesma ocasião. “A Marieta [Severo] disse que é uma das maiores experiências teatrais que ela viveu. É a Marieta. A Regina Casé disse que ficou impactada, que precisava pensar sobre o que sentiu. Ela é uma mulher que viajou o mundo e conhece muito o Brasil.”
A maior glória para o artista, no entanto, talvez tenha sido a reabertura do inquérito que investiga a morte do menino Eduardo, no Complexo do Alemão, em 2015. Um dos tantos exemplos do nosso racismo que são abordados na peça, a história comoveu na plateia o advogado João Pedro Accioly, que ali mesmo se ofereceu para assumir a ação.
Fotos: Danusa Corpo Rastreado
A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Banco do Brasil, Sanepar e Tradener – Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel – Pura Energia, Brose, UNINTER e GRASP. Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Ficha Técnica:
Interpretação, Direção e Dramaturgia: Clayton Nascimento
Direção Técnica e Iluminação: Danielle Meireles
Direção de Movimento: Aninha Maria Miranda
Operação de Luz: Cynthia Monteiro | Preto Vidal
Produção Executiva: Corpo Rastreado
Serviço:
“Macacos”
Mostra Lucia Camargo – 32º Festival de Curitiba
Datas: 4 e 5 de abril, às 20h30
Local: SESC da Esquina (Rua Visc. do Rio Branco, 969 – Mercês)
Classificação: 14 anos
Duração: 150 min
Gênero: contemporâneo
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no ParkShoppingBarigüi – piso térreo – (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville), de segunda a sábado, das 10h às 21h, e, domingos e feriados, das 12h às 20h.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clientes Banco do Brasil, clubes de desconto e associações.