Duzentas pessoas lotam coquetel, para viver noite de resistência e expansão da cultura negra em Curitiba
A noite da última quinta-feira (18 )foi marcada pelo evento realizado na África Brasil, para a finalidade de inaugurar a Galeria Ubunto, primeira no Sul do Brasil integralmente dedicada a homenagear personalidades negras. Entre cerca de duzentos presentes, expoentes do meio político, cultural e religioso se destacavam, a exemplo do embaixador do Kongo, Embaixador Benoît-Labre Mibanga Mulume Wa Badidike e os Ministros Conselheiros Boly Kibundila Sumail e Baudouin Kongolo Funga Funga, o deputado estadual Renato Freitas, a bailarina do Bale do Teatro Guaíra Luana Nery.
O evento contou também com performance de interpretação artística protagonizada pelos atores Will Costta, Jéssica Santos e Majo Farias. Durante a dinâmica, o trio abordou situações típicas para a realidade ainda opressiva aos negros, como o sofrimento promovido pelo racismo, a solidão da mãe solteira negra e a necessidade de busca por humanidade e equidade de oportunidades.
Na sequência, Jorge Kibanazambi, CEO da África Brasil e idealizador da Galeria Ubuntu lançou livros autoriais, escritos ao longo dos últimos vinte anos. A obras são frutos de pesquisas empreendidas para organizar e eternizar conhecimentos da ancestralidade afro, em segmentos distintos, como gastronomia típica, religião, costumes culturais, entre outros.
“Depois de sofrer racismo em um avião, no qual me vi forçado a mudar de poltrona pelo simples fato de ser negro entendi que precisava fazer algo para mudar a estrutura social que ainda permite situações como esta. E, organizar e difundir a cultura africana foi o primeiro passo para chegar a este fim. Em paralelo, também sonhei me cercar das personalidades que homenageamos através da Galeria Ubuntu, porque é muito inspirador ter figuras de heróis e heroínas por perto”, revelou Kibanazambi.
Depois de percorrerem e se emocionarem com a curadoria da Galeria Ubuntu os presentes ainda acompanharam a pintura feita em tempo real pelo artista Massai. “O processo criativo cercado por tanta gente acontece de forma diferente, mas também muito fluida e interessante”, considerou o artista plástico ao finalizar a obra.
Por fim, Fabiana Valentina, vice presidente da Associação São Gerônimo e São Jorge, instituições beneficentes situadas em Colombo, resumiu a noite a partir de um sentimento bem evidente no evento. “Foi emocionante testemunhar tantas pessoas comprometidas com a promoção da igualdade racial juntas, em torno de tudo que aconteceu aqui e do surgimento da Galeria Ubuntu”, comentou.
Público no comando
A partir de hoje o direct do perfil de Instagram da Axé Produções, empresa responsável pela Galeria Ubuntu, estará dedicado a receber votos sobre futuros homenageados. “Como pretendemos homenagear também personalidades vivas queremos considerar a preferência do público sobre nomes mais inspiradores. Espaço não falta e ainda podemos contemplar mais de 200 indicados. Então, nada mais justo que os próximo s 10 homenageados venham deste público”, pondera Solaris, gestora da marca. A ação interativa vai acontecer até o dia 28 de julho.
Serviço:
Voto para novos homenageado : @producoesaxe
Agendamento de visitas à Galeria Ubuntu: 41 998670178
Assessoria de imprensa: Raquel de Andrade – 41 99108-6401.