De 1970, “Um é Pouco, Dois é Bom”, do diretor Odilon Lopez, faz parte da Mostra Olhares Clássicos do Festival Internacional de Curitiba, que ocorre de 12 a 20 de junho
O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba chega em sua 13ª edição a partir desta quarta-feira (12).
Reunindo um total de 83 filmes, entre longas e curtas-metragens de todo o mundo, o festival contará com a estreia da versão restaurada e digitalizada em 4K da produção “Um é Pouco, Dois é Bom”, de Odilon Lopez, primeiro longa-metragem dirigido por uma pessoa negra no Sul do Brasil.O longa faz parte da Mostra Olhares Clássicos, que reúne um recorte dos mais variados filmes que marcam a história do cinema, apresentados ao público em versões remasterizadas e em alta definição.
Escrito e dirigido por Lopez, um dos poucos realizadores negros em atividade durante a década de 1970, a produção traz novos contornos para as discussões em torno da história do cinema negro e brasileiro. Dividido em dois contos com diálogos de Luiz Fernando Veríssimo, o filme traz em “Com um Pouquinho…de Sorte” e “Vida Nova…Por Acaso” seus protagonistas pela vida urbana em Porto Alegre. Seja na história do casal Jorge e Maria ou na jornada pelas desventuras dos cativantes Magrão e Crioulo, o cineasta adentra, pelo particular, o debate de questões sociais, como o racismo e a marginalização cíclica de seus personagens.
O projeto de restauração de “Um é Pouco, Dois é Bom” (Dir. Odilon Lopez | Brasil | 1970 | 94’) foi realizado em uma parceria entre a Cinemateca Capitólio, Plataforma INDETERMINAÇÕES e Mnemosine Serviços Audiovisuais, a partir dos negativos originais de imagem e som em 34mm, depositados na Cinemateca Brasileira.
As sessões de “Um é Pouco, Dois é Bom” (Dir. Odilon Lopez | Brasil | 1970 | 94’) ocorrem nos dias 13 de junho, às 19h45, no Cine Passeio, e 16 de junho, às 16h30, no Cinemark Mueller.
Os ingressos estão disponíveis pelo site oficial com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$16. Todas as sessões no Teatro da Vila são gratuitas. Além disso, de 18 de junho a 7 de julho, os curtas-metragens brasileiros que compõem o festival estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play para todo o Brasil.
Acompanhe a programação e as novidades pelo site www.olhardecinema.com.br e pelas redes sociais oficiais: Instagram @olhardecinema e Facebook.com.br/Olhardecinema.
A 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é realizada por meio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, sendo também o projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com patrocínio do Itaú e Peróxidos do Brasil, apoio do Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé, Favretto Mídia Exterior, e apoio cultural de Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura. Verifique a classificação indicativa de cada filme e sessões com acessibilidade de audiodescrição.
Serviço:
13º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Data: 12 a 20 de junho de 2024
Locais: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)
Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127, Centro)
Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451, Cidade Industrial de Curitiba)
Ópera de Arame (R. João Gava, 920, bairro Abranches)
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
Patrocínio: Itaú e Peróxidos do Brasil
Apoio: Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé e Favretto Mídia Exterior
Produção: Grafo Audiovisual
Apoio Cultural: Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Taiwan Film & Audiovisual Institute, Cinemark
Realização: Programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal. Lei de incentivo à cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.