Brasil é o terceiro país que mais compra vinhos portugueses
Uma das principais feiras de vinhos da América Latina, a 5ª edição da Wine South America ganha cada vez mais espaço quando o assunto é a geração de negócios nacionais e internacionais. Entre as novidades desta edição – que acontece de 6 a 8 de maio em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha – está a presença de mais de 25 vinícolas de Portugal, país que desembarca pela primeira vez na WSA e promete trazer diversidade de terroirs com rótulos das regiões de Douro, Alentejo, Vinho Verde, Dão, Bairrada e Lisboa.

O visitante e comprador da Wine South America terá a possibilidade de fazer negócios com representantes das mais prestigiadas vinícolas do país, como Esporão, Casa Santos Lima, Vercoope, Real Companhia Velha, Sogrape e Casa Ermelinda Freitas.
A Sogrape, um dos maiores e mais renomados grupos vitivinícolas de Portugal e com presença global, é uma das marcas que mostrará suas novidades no evento. “A Sogrape irá apresentar, além dos seus vinhos produzidos no Chile e na Argentina, diversas opções do seu portfólio de vinhos portugueses, destacando as principais regiões onde está presente. Em evidência estarão os vinhos do Douro e do Alentejo, duas das regiões vitivinícolas mais emblemáticas de Portugal”, explica o administrador executivo da Sogrape, João Gomes da Silva. “Entre os grandes protagonistas, destacam-se os vinhos premium da Casa Ferreirinha e da Herdade do Peso, reconhecidos por sua qualidade e expressão única de seus respectivos terroirs. Além disso, apresentaremos os vinhos da Quinta de Azevedo, reforçando nosso investimento no segmento de brancos leves e elegantes, provenientes da região dos Vinhos Verdes. É uma categoria em forte crescimento e cada vez mais apreciada pelos consumidores brasileiros”, adianta o executivo.
Mercados internacionais tradicionais – e outros que começaram a despontar mais recentemente no mundo do vinho – já confirmaram presença na 5ª edição do evento. Entre eles, estão vinícolas de países como Espanha, França, Itália, Argentina, Chile e Uruguai, com destaque para a estreia de uma importadora de vinhos finos e azeites extra-virgem elaborados na Grécia, trazendo ainda mais diversidade para o roll de marcas expositoras.
Sobre a Wine South America

A Wine South America será realizada de 6 a 8 de maio de 2025, na Serra Gaúcha. A região é a maior produtora de vinhos e espumantes do Brasil.
A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. O município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, conta também com a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.
A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina. O evento tem patrocínio do Sicredi, BRDE, Caixa Econômica e Governo Federal. O apoio é do CONSEVITIS-RS em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação – SEAPI RS e da Apex-Brasil.