Para celebrar os 50 anos da Zara, Steven Meisel dirige uma colaboração audiovisual com 50 das maiores modelos do mundo – uma celebração única da criatividade, da longevidade e do amor pela moda, idealizada por Marta Ortega Pérez, em respeito à sua duradoura amizade e admiração pelo trabalho de Steven.
A reunião inédita das 50 personalidades foi capturada por Meisel em uma performance – cada uma interpretando o hit “I Feel Love”, de Donna Summer, lançado em 1977. O filme que comemora esse momento histórico será lançado em 9 de maio de 2025 – exatamente 50 anos após a abertura da primeira loja Zara, em Coruña, na Galícia, Espanha.
Marta Ortega Pérez, presidente não-executiva da Inditex, afirma:
“A criatividade está no coração da Zara – é a característica que nos define. Este filme incrível de Steven Meisel é uma expressão de liberdade criativa, e da magia que sempre queremos criar. E conta com 50 das maiores modelos do mundo – celebradas por sua beleza e também por suas personalidades, individualidades e força – celebrando a Zara em seus 50 anos. Esta campanha é um testemunho de tudo o que as equipes da Zara construíram ao longo das últimas cinco décadas, homenageando seu entusiasmo, talento e criatividade sem limites.”
O elenco presente no filme inclui: Abbey Lee, Adriana Lima, Alek Wek, Amar Akway, Amber Valletta, Amelia Gray, Awar Odhiang, Candice Swanepoel, Carla Bruni, Caroline Trentini, Carolyn Murphy, Christy Turlington, Cindy Crawford, Doutzen Kroes, Edie Campbell, Eva Herzigova, Fei Fei Sun, Georgia Palmer, He Cong, Imaan Hammam, Irina Shayk, Iselin Steiro, Joan Smalls, Julia Nobis, Karen Elson, Karlie Kloss, Lexi Boling, Lina Zhang, Linda Evangelista, Liya Kebede, Lulu Tenney, Mariacarla Boscono, Marisa Berenson, Maty Fall, Meghan Collison, Mona Tougaard, Naomi Campbell, Natasha Poly, Paloma Elsesser, Paulina Porizkova, Penelope Tree, Precious Lee, Rianne Van Rompaey, Rosalieke Fuchs, Sascha Rajasalu, Sasha Pivovarova, Sora Choi, Twiggy, Vittoria Ceretti e Yasmin Warsame.
No Brasil, a coleção especial estará disponível a partir de sexta-feira, 9 de maio, no site zara.com.br e na loja do Shopping Pátio Higienópolis.
ZARA CELEBRA 50 ANOS DE HISTÓRIA
Em 9 de maio de 1975, Amancio Ortega inaugurou a primeira loja da Zara em Coruña, na Espanha. Sua empresa, Confecciones GOA, atuava no setor de confecção têxtil desde 1963, acumulando pouco mais de uma década de experiência no setor. A abertura daquela primeira loja marcou um ponto de virada para a companhia, que dedicava-se à fabricação e distribuição de peças de roupas.
Sob a marca Zara, a empresa consolidou-se como varejista de moda, com coleções femininas, masculinas e infantis, e construiu gradualmente uma filosofia centrada no cliente— colocando-o no centro das decisões, ouvindo atentamente suas preferências e oferecendo acesso a moda de qualidade.
Por meio de uma análise abrangente de suas vendas globais e das tendências em todos os seus mercados, em tempo real, a empresa obtêm insights valiosos que são incorporados às coleções por seus mais de 300 designers e equipes comerciais. Esse processo criativo tem sido ainda mais enriquecido pelas colaborações entre a Zara e expoentes criativos.
A atuação global da Zara, com presença em 98 mercados físicos e 214 mercados digitais até 2025, tem fortalecido o relacionamento da marca com consumidores ao redor do mundo. A empresa continua empenhada em proporcionar uma experiência de compra contínua e integrada, unindo lojas físicas e ambiente online para encontrar o público onde ele estiver.
Ao mesmo tempo, as lojas da Zara se consolidaram como projetos únicos, nos quais arquitetura, design e referências históricas se integram de forma harmônica com o que há de mais atual em tecnologia.
A capacidade criativa de adaptar as coleções ao longo da temporada, aliada à produção ágil, à logística eficiente, à presença em pontos estratégicos, à plataforma digital e a uma experiência de compra em constante evolução, define a essência dos 50 anos da Zara.

PRIMEIRA LOJA DA ZARA EM CORUÑA
Em 9 de maio de 1975, foi inaugurada a primeira loja da Zara na Rua Juan Flórez, em Coruña, na Espanha. A abertura representou o início de Amancio Ortega no varejo, depois de uma trajetória bem-sucedida na produção de moda feminina por meio da Confecciones GOA.
Cinco décadas depois, com a loja e a marca alcançando seu cinquentenário, é momento de homenagear as origens e o lugar onde tudo teve início. As características “galerias” dos prédios à beira-mar de Corunha, elementos marcantes da arquitetura local, ganham protagonismo nesta “nova loja”, concebida temporariamente para a celebração. A estrutura abriga uma mostra exclusiva de peças e objetos em edição limitada criados para celebrar as cinco décadas da Zara.
A delicadeza do projeto, assim como o uso criativo da escala, envolvem visitantes locais e internacionais. O espaço conta ainda com um café e um lounge boutique, onde é possível explorar estantes repletas de revistas publicadas desde maio de 1975 até hoje — uma oportunidade para redescobrir 50 anos de moda, arte e cultura.
Neste ano de celebração, a loja da Juan Flórez se torna não apenas uma homenagem à marca, mas também um tributo ao patrimônio arquitetônico e à história da cidade.







