O Conselho da Mulher Empresária (CME) da Associação Comercial do Paraná (ACP) realizou na terça-
feira (7), a entrega da 28ª edição do “Prêmio Mulher Simplesmente Mulher”, celebrando o Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8. A cerimônia foi realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), que também entregou título de menção honrosa em sessão solene.
Escolhidas pelo Conselho da Mulher Empresária da ACP – CME, o prêmio reconheceu Fernanda Albini
Macanhã para a categoria Sustentabilidade, Flávia Pinho Ohde na categoria Prevenção e Combate à Violência, Maria Clarinda Machado (Dona Nena) na categoria
Empreendedorismo e Solange Martinez Massa na categoria Social. “Mais do que destacar uma luta e um clamor por direitos e oportunidades igualitárias, hoje é um dia para celebrar tudo que já foi conquistado. Claro que ainda há muito para avançar e para que as mulheres possam ser o que quiserem ser, com segurança suporte e apoio de suas famílias e do poder público, disse a vice-presidente da ACP e coordenadora do CME, Albanir Fracaro.
O evento foi coordenado em parceria com Rose Traiano, coordenadora de Ações Solidárias do Legislativo,
que destacou a importância de iniciativas de reconhecimento das mulheres.
Já o presidente da casa, deputado Ademar Traiano (PSD), lembrou que a Assembleia é a casa de todos os paranaenses, sejam eles homens ou mulheres.
Enquanto isso o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, lembrou que o prêmio faz parte do
trabalho que é realizado diariamente pela entidade em prol do apoio ao empreendedorismo feminino e do resgate da autoestima das mulheres.
AS HOMENAGEADAS
Premiada na categoria Sustentabilidade, Fernanda Albini da Silva Macanhã é formada em direito e
mobilizadora social. Desde 2019 faz parte ativamente da campanha “Tampinha Solidária” e em 2021 idealizou a iniciativa social “Aja Consciente”, que busca inspirar as pessoas sobre o impacto das ações sociais, e conectá-las para fazer o bem, com enfoque nos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. Homenageada na categoria Empreendedorismo, Maria Clarinda Machado (também conhecida como Dona Nena) começou a vender roupas e acessórios em 1988 para seus vizinhos e conhecidos. Com o crescimento dos negócios, montou em sua garagem a primeira loja e hoje
conta com 47 colaboradores, uma história construída com o apoio da família, tradição e qualidade.
Na categoria de Prevenção à Violência Contra a Mulher, a premiada foi a médica Flávia Pinho Ohde,
formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é escritora e idealizadora do Projeto (En)canto do Sereio. O projeto educativo, criado em 2019, busca conscientizar e fortalecer mulheres contra relacionamentos abusivos dissimulados, com foco em prevenção e auxílio nesse perfil de relacionamento.
Na categoria Ação Social a homenageada foi a empresária Solange Martinez Massa, casada com Carlos
Roberto Massa, o apresentador “Ratinho”. É mãe de três filhos: Carlos Roberto Massa Junior, Governador do Paraná, Rafael Massa, apresentador de TV e Gabriel Massa, presidente do Conselho do Grupo Massa. Hoje é presidente do Instituto Solange Massa, braço do Grupo Massa que realiza projetos sociais no Terceiro Setor em todo o estado, fundado em 2022.
PRESENÇAS
Participaram da sessão especial as deputadas Clora Pinheiro (PSD), Cantora Mara Lima (Republicanos), Maria Victoria (PP), Marcia Huçulak (PSD) e Fernanda Francishini (União), e os deputados Ney
Leprevost (União) e Tito Barichello (União), acompanhados por suas esposas.
Também estiveram presentes a vereadora Noemia Rocha; o conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-PR), Augustinho Zucci; a administradora da Regional Matriz (de Curitiba), Rafaela Lupion; e a secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas.