Anuário CLA Magazine – Ser

Aline Picler – Psicóloga CRP 08/36321

Podemos nos afastar de todos, menos de nós mesmos.  Afinal, diluir a identidade ao ponto de perder a autoconfiança, adormecer as habilidades e deixar de usufruir dos resultados semeados através delas é um sinal claro de que a ajuda profissional é necessária. Que o diga a psicóloga Aline Picler, que nasceu em Curitiba e desde sempre acompanha a forma como a cultura local impõe suas dores à sociedade.

Podemos nos afastar de todos, menos de nós mesmos.  Afinal, diluir a identidade ao ponto de perder a autoconfiança, adormecer as habilidades e deixar de usufruir dos resultados semeados através delas é um sinal claro de que a ajuda profissional é necessária.
Aline Picler – Psicóloga

“Em meu consultório, posso observar que os curitibanos têm sofrido por conta das incertezas do mundo contemporâneo. Isso se reflete em problemas de ansiedade e depressão. Além dessas questões, os lutos (perdas), questões de autoestima e de relacionamento são recorrentes”, detalha Picler.

A psicóloga auxilia os pacientes a construírem ferramentas para enfrentarem as situações de um jeito mais autônomo e seguro, de forma que cada um possa encontrar seu próprio modo de ser no mundo. Para isso, realiza atendimentos on-line e presenciais, no consultório, no bairro Cabral.

Segundo a especialista, perder um emprego, romper um relacionamento significativo, lidar com a morte de alguém importante são alguns exemplos de situações de grande impacto emocional, nas quais as pessoas podem se sentir perdidas, sem direção e até mesmo sem identificar um sentido para a própria vida.

“Todas essas situações podem gerar períodos de luto, já que o luto não ocorre somente pela morte, mas também pela perda de qualquer coisa significativa em nossas vidas. A perda de um amor, um trabalho, um animal de estimação, uma casa podem suscitar este processo emocional”, complementa.

Com frequência, é doloroso demais olhar para todas essas questões sozinhos. Ao falar em voz alta, em um ambiente seguro e livre de julgamento, sobre questões mais íntimas se passa a olhar as mesmas coisas, porém com novos olhos. “A terapia faz com que olhar para o passado, presente e futuro seja possível. Essa possibilidade de olhar de forma diferente para uma situação é o que chamamos de ressignificar”, ensina.

Muitas vezes os pacientes chegam perdidos e paralisados no consultório. Ao descreverem o que estão vivendo é possível identificar prejuízos na vida social, no trabalho, no ambiente familiar, na saúde e em outros aspectos da vida. Com a terapia, é possível observar esses prejuízos desaparecendo, já que os pacientes começam a construir novas ferramentas de enfrentamento da vida.

“Dentro do consultório pude acompanhar pacientes no processo de enfrentamento de diversos casos de luto, tanto pela morte de um ente querido, quando pelo fim de um relacionamento ou a perda de um emprego”, comemora Picler.

Instagram: @Aline.Picler

Site: www.alinepicler.com

Telefone: 41 992625635

Todas as pessoas, marcas, empresas e instituições publicadas através do anuário Cla Magazine 2023 foram escolhidas por serem destaques em suas respectivas atividades e nada pagaram para veiculação deste texto jornalístico.

1 thought on “Anuário CLA Magazine – Ser

Deixe um comentário