A Primavera chega no Hemisfério Sul e o Outono no Hemisfério Norte e a astróloga Virginia Gaia explica a relação entre as estações climáticas e a astrologia.
Na Astrologia, o conceito de signo está relacionado às estações do ano, que são determinadas por fenômenos astronômicos conhecidos como Equinócios e Solstícios. Como são quatro estações ao longo de um ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno) e cada uma delas tem começo, ápice e fim, temos então os 12 signos do zodíaco. Assim, o ano astrológico começa com o Equinócio da Primavera, no Hemisfério Norte, ou o Equinócio de Outono, no Hemisfério Sul, quando o Sol ingressa no signo de Áries, e termina com o final do Inverno, no Hemisfério Norte, ou do Verão, no Hemisfério Sul, quando o Sol completa sua passagem pelo signo de Peixes.
Quando se diz, no senso comum, que uma pessoa é de determinado signo, significa que o Sol estava passando por esse pedaço do céu definido como começo, meio ou fim de uma estação do ano. Assim, não existem signos “bons” ou “maus”, já que todos tem seu lado luz e seu lado sombra. Na verdade, todos temos os 12 signos do zodíaco no mapa astral. O que torna cada indivíduo um ser único é a forma como a simbologia de cada signo atua no conjunto de sua psique e inconsciente, que vai muito além do posicionamento do Sol, pois temos todos os planetas e diversos outros pontos a serem analisados. E, para interpretar isso com consistência, existe a aplicação embasada da técnica astrológica que permite o cálculo e a leitura do mapa astral.
Áries
Elemento: Fogo
Planeta regente: Marte
No Equinócio da Primavera, no Hemisfério Norte, ou no Equinócio de Outono, no Hemisfério Sul, o Sol ingressa no signo de Áries e se inicia o Ano Novo Astrológico. Abrindo um novo ciclo no céu, Áries é um signo Cardeal, do elemento Fogo, regido pelo planeta Marte.
Signo dos começos, da iniciativa e da fertilidade, Áries é simbolizado pelo carneiro. É guerreiro e conquistador. E o planeta Marte, regente de Áries, também está relacionado ao desejo sexual, pois representa a energia da fecundação.
Áries deseja, toma a iniciativa, conquista. É o signo supremo da vontade, do fazer acontecer, aqui e agora. Por conta disso, arianos às vezes sofrem com a ansiedade e frequentemente acabam se antecipando às coisas.
Para os arianos, viver é desbravar o novo. A inspiração, a inovação e a intensidade estão presentes em tudo o que fazem. Relacionar-se com um ariano é contar com a espontaneidade e a força de alguém que é um líder nato, capaz de inspirar e encorajar a todos.
Vale lembrar que todas essas características são marcantes em quem tem Sol, Ascendente, Lua ou muitos planetas pessoais no signo de Áries e assim para cada um dos signos descritos abaixo.
Touro
Elemento: Terra
Planeta regente: Vênus
Quando o Sol está nos domínios de Touro, ele passeia pelo signo fixo do elemento Terra, regido pelo planeta Vênus. A simbologia de Touro está relacionada ao ápice da Primavera, do Hemisfério Norte, ou do Outono, no Hemisfério Sul.
Touro pede para que construamos as bases de nossos sonhos em solo fértil. É o cultivo do que é essencial para a nossa vida. Quais são os seus valores? O que é imprescindível? Taurinos são naturalmente sensoriais, tem senso estético apurado e são bastante cautelosos, mas quando decidem algo que resolvem fazer, fazem com esmero.
Os passos de Touro são firmes e bem estruturados e, para eles, a vida precisa de uma boa dose de conforto. Daí deriva sua fama de estarem sempre preocupados com as finanças, já que taurinos costumam ter mesmo um talento natural para lidar com dinheiro.
Graças à sua forte característica sensorial e o senso estético apurado, Touro tem uma ligação instintiva com as artes, o design e tudo o que pode dar prazer à vida. São também bastante românticos, mas de uma forma muito peculiar, pois para Touro o amor é uma troca mútua de sensações e conforto emocional. Relacionar-se com um taurino é conhecer a força e a persistência de quem sabe amar mantendo os pés no chão!
Gêmeos
Elemento: Ar
Planeta regente: Mercúrio
Com o Sol no signo de Gêmeos, temos no céu a vibração do simbolismo deste que é um signo Mutável, do elemento Ar, regido pelo dinâmico planeta Mercúrio.
Para Gêmeos, a vida é um universo de possibilidades a experimentar. Graças à incrível capacidade mental do geminiano, ele está sempre pensando em novas alternativas, em novas possibilidades, pois precisa testar as múltiplas experiências que o mundo oferece. Aliás, é dessa abertura à experiência que também vem o gosto que os geminianos têm pelas viagens e pelo contato com as pessoas. Gêmeos precisa trocar com os outros para se sentir vivo!
Gêmeos rege as comunicações, o comércio, os transportes e também o raciocínio lógico. Geminianos gostam de pensar e precisam exercer esse poder para se manter animados e bem humorados. Por isso, precisam sempre ocupar a cabeça com atividades intelectuais, adquirindo conhecimento para depois poder compartilhar. E é assim que os nativos de Gêmeos mostram seus talentos multifuncionais.
Câncer
Elemento: Água
Planeta regente: Lua
Quando o Sol entra em Câncer, temos o começo do verão, no Hemisfério Norte, e do inverno, no Hemisfério Sul. Por marcar o início de uma das estações do ano, Câncer é considerado pela Astrologia um signo Cardeal, ou seja, apesar do caráter emotivo, engana-se quem pensa que cancerianos sejam essencialmente passivos. São receptivos, mas não inertes, pois são emocionalmente motivados.
Aliás, entender essa complexidade emocional talvez seja o lado mais fascinante de se conhecer um canceriano. A regência pela Lua lhes confere uma profundidade singular e um instinto de proteção único. E talvez por isso que, para Câncer, a família seja tão importante.
A fertilidade, a maternidade e o instinto de proteção são fortes no canceriano. Ele nunca nega ajuda e é um excelente ouvinte dos problemas alheios. E por isso mesmo também nunca esquece quem um dia lhe ofereceu ajuda. Aliás, nunca duvide da memória emocional de um canceriano. Ele talvez seja quem melhor saiba pegar as referências do passado para agir no presente. E ainda conta com a ajuda de uma intuição infalível.
Leão
Elemento: Fogo
Planeta regente: Sol
Quando o Sol entra no signo de Leão, o nosso astro rei se sente em casa, pois é o seu regente. Por representar o ápice do Verão, no Hemisfério Norte, e do Inverno, no Hemisfério Sul, Leão é considerado um signo Fixo e seu elemento é o Fogo.
Muito mais do que simplesmente vaidosos, leoninos são criativos e tem a necessidade de encontrar um espaço na sua vida que sirva de palco para expressar todos os seus talentos. Com a força e a realeza que lhe são peculiares, leoninos também criam para deixar um legado, para deixarem sua marca no mundo, pois colocam o coração em tudo o que fazem.
E por isso que para os leoninos tudo tem que ser verdadeiro, tem que ter uma marca pessoal. O grande desafio leonino é ter que lidar com as suas próprias expectativas e as dos outros. E daí vem a peculiar característica leonina de oscilar da extrema expansividade à timidez mórbida que, às vezes, aparece como traço de sua personalidade marcante.
Em Leão, a beleza tem que ser natural. Flertar com um leonino é descobrir o calor de seu coração e a força de sua paixão. Mas não se engane: mesmo dóceis, leoninos sabem que nasceram para reinar e nunca perdem a majestade!
Virgem
Elemento: Terra
Planeta regente: Mercúrio
A passagem do Sol pelo signo de Virgem marca a temporada do ano governada por esse signo Mutável, do elemento Terra, regido pelo planeta Mercúrio. A simbologia de Virgem está relacionada ao período no qual o Verão no Hemisfério Norte – ou o Inverno no Hemisfério Sul – vai dando sinais de mudança para o início da próxima estação.
Virgem é a capacidade de escolher e colher os melhores frutos. Por isso, virginianos são seletivos, analíticos e estão sempre prontos para o trabalho. Levam muito a sério a necessidade de organizar, discriminar e aprimorar as coisas. De sua ligação com a colheita também deriva a relação com a saúde e a nutrição. O ato de alimentar bem a si mesmo e aos outros é, por excelência, um atributo virginiano.
Naturalmente prestativos, virginianos tem necessidade de se sentir úteis ao mundo. Aliás, para Virgem tudo deve ter uma função e precisa ter um local adequado. Daí sua exigência em relação à eficiência das coisas. E, assim, com Virgem, organizamos a nossa rotina para viver de forma mais saudável.
Eterno aprendiz, Virgem é a precisão técnica. Geralmente dotados de boa memória, virginianos têm o dom de transformar as coisas a sua volta para que, assim, se adaptem melhor ao mundo. Sorte daquele que tem um virginiano típico por perto: ele sempre estará disposto a ajudar!
Libra
Elemento: Ar
Planeta regente: Vênus
O fenômeno astronômico do Equinócio de Outono, no Hemisfério Norte, e do Equinócio de Primavera, no Hemisfério Sul, marca o ingresso do Sol no signo de Libra. Começa no céu a temporada desse signo Cardeal, do elemento Ar, regido pelo planeta Vênus.
A palavra-chave de Libra é equilíbrio – daí deriva o nome e a simbologia do signo, que está associado à imagem da balança. É por isso que librianos são tão hábeis na arte de se relacionar. Afinal, não há na vida nada que exija mais equilíbrio do que o universo das relações humanas.
Mas a balança também é o símbolo da justiça. E, por conta disso, os librianos tendem a pesar muito os prós e contras para tomar decisões. Essa é a origem da fama de que librianos são indecisos, o que não é bem assim. Na verdade, o que Libra busca é conciliar interesses, já que librianos são diplomatas por natureza.
Todo esse senso de equilíbrio também se estende ao âmbito da arte e da estética. Em Libra, o planeta Vênus harmoniza cores, sons e imagens para deixar tudo mais leve. Para Libra, o mundo precisa de harmonia. Os librianos são mestres em deixar tudo mais belo!
Escorpião
Elemento: Água
Planetas regentes: Marte e Plutão
No auge do Outono no Hemisfério Norte e no pico da Primavera no Hemisfério Sul, o Sol entra em Escorpião, esse signo Fixo, do elemento Água, regido pelo sombrio planeta Plutão e corregido pelo intenso planeta Marte.
Em Escorpião, as emoções se apresentam na forma mais profunda e enigmática do zodíaco. Por isso, para escorpianos, não existe meio termo. Passionais por excelência, escorpianos oscilam entre o extremo controle e a entrega destemida aos sentimentos mais intensos.
Com tanta profundidade, a simbologia de Escorpião navega pelos assuntos mais densos e inquietantes da condição humana: a morte, os temas tabu, o poder, a ancestralidade e a sexualidade. Aliás, daí é que vem a tão famosa sensualidade escorpiana e também seu interesse natural por assuntos místicos, misteriosos e ocultos. Para Escorpião, a investigação é uma arte.
Mas se engana quem julga escorpianos somente pelos estereótipos que muitas vezes conferem má fama ao signo. O que acontece é que escorpianos prezam muito pela lealdade e veracidade de quem está ao seu lado. E não costumam perdoar facilmente quando se sentem traídos. Aí, sofrem, mostram-se dramáticos e precisam chegar mesmo até as profundezas para, então, morrerem e renascerem. Porque, uma vez que um escorpiano vira uma página na sua vida, nada o fará voltar atrás.
Sagitário
Elemento: Fogo
Planeta regente: Júpiter
Sagitário é o signo do Centauro, o arqueiro mítico que é metade humano e metade cavalo. Quando o Sol chega em Sagitário, estamos na transição entre o Outono e o Inverno, no Hemisfério Norte, ou entre a Primavera e o Verão, no Hemisfério Sul. E, assim, Sagitário é um signo Mutável, do elemento Fogo, regido pelo planeta Júpiter.
A busca pelo conhecimento, a conquista de novos territórios, as ideologias, a fé e a religião são atributos sagitarianos por excelência. Dotado de um senso ético bastante apurado e de valores muito arraigados, Sagitário representa a busca incansável pelas respostas que norteiam o crescimento pessoal e da humanidade como um todo.
Geralmente simpáticos e bem humorados, sagitarianos costumam gostar de aventura, buscando sempre ampliar seus horizontes culturais. Daí vem seu gosto por viagens e estudos dos mais variados. E, por esse motivo, sagitarianos costumam ser excelentes mestres e professores.
Outra característica marcante de Sagitário é sua capacidade de se automotivar e de motivar aos outros. Isso porque quando acredita em alguma coisa, o sagitariano defende com unhas e dentes seus ideais. E, assim, ao lado dos nativos do signo do arqueiro, a vida é uma eterna e empolgante descoberta!
Capricórnio
Elemento: Terra
Planeta regente: Saturno
A simbologia de Capricórnio está relacionada ao fenômeno do Solstício de Inverno, no Hemisfério Norte, ou do Solstício de Verão, no Hemisfério Sul. Com esse acontecimento astronômico e astrológico, o Sol ingressa nesse signo Cardeal, do elemento Terra, regido pelo planeta Saturno!
Capricórnio rege a estrutura, o planejamento e a ordem social das coisas. Esforço, foco e disciplina são palavras chave para os nascidos sob esse signo que é responsável por natureza. Mas engana-se quem acha que capricornianos são só a dureza que apresentam em um primeiro contato. Por trás do comportamento formal de todo capricorniano, há muita generosidade.
O maior desafio do capricorniano é conscientizar-se de que nem tudo na vida é possível controlar. Com sua visão de longo prazo e incrível capacidade de perseverar, capricornianos são mestres em fazer as coisas acontecerem, nem que seja com o exercício de sua natural autoridade. Nas finanças, costumam ser controlados, pois sua atenção sempre seguirá em direção ao que querem concretizar lá na frente.
Relacionar-se com um capricorniano é saber fazer tudo conforme as regras. Não existe meio termo para um capricorniano, pois quando ele decide assumir um compromisso, é para valer! Sempre desconfiados, capricornianos também costumam ser bons conselheiros. Afinal, nada mais honroso para um nativo de capricórnio do que poder contribuir com sua experiência de vida.
Aquário
Elemento: Ar
Planetas regentes: Saturno e Urano
Quando o Sol chega em Aquário, estamos no ápice do Inverno, no Hemisfério Norte, ou do Verão, no Hemisfério Sul. Por isso, Aquário é um signo Fixo, do elemento Ar, regido pelo planeta Urano e corregido por Saturno.
A simbologia de Aquário está relacionada à identidade que assumimos em grupo, junto aos amigos, assim como à inovação e aos projetos futuros. Aquário é o sonho que compartilhamos com os outros.
Aquarianos são visionários, futuristas e, por isso, muitas vezes são considerados irreverentes. Muito sociáveis, têm a capacidade de trocar intelectualmente com diversas pessoas ao mesmo tempo. Pertencer a um grupo de pessoas, compartilhar interesses, admirar a variedade de pensamentos e compartilha-los socialmente — tudo isso está relacionado ao signo de Aquário.
Como único signo do zodíaco representado pelo homem, Aquário é racional e bastante mental. A ciência, a tecnologia, a internet e a exploração espacial são temas tipicamente aquarianos. Relacionar-se com aquarianos é ter a certeza de que a vida é bem melhor quando sabemos compartilhar!
Peixes
Elemento: Água
Planetas regentes: Júpiter e Netuno
Quando passa por Peixes, o Sol entra nos domínios desse que é o 12° signo do zodíaco, fechando a roda do ano astrológico. Peixes é um signo Mutável do elemento Água, regido pelo planeta Netuno e corregido por Júpiter.
Sua simbologia está relacionada aos temas do inconsciente, ao mundo dos sonhos, à mediunidade, ao misticismo e ao contato com as esferas mais sutis do ser humano. Extremamente sensíveis por natureza, os piscianos às vezes buscam isolamento, apesar de nascerem com vocação para o trabalho voluntário, para as iniciativas sociais e para o universo das artes abstratas.
Não à toa que o símbolo do planeta Netuno, o regente de Peixes, é também o símbolo da Psicologia. Com seu tridente, o rei dos mares e deus do desconhecido acessa o inconsciente para ativar o universo onírico e os poderes mediúnicos da mente humana.
Para Peixes, o desconhecido é fascinante, o que às vezes pode ser assustador e, por isso, os piscianos costumam oscilar entre os extremos da fé no abstrato ou do profundo ceticismo.