Expressão cultural própria das pessoas do litoral, que o desde 2012 como patrimônio imaterial cultural brasileiro pelo IPHAN; serão duas apresentações, dias 30 e 31/8, na Praça da Unidade.
Nos dias 30 e 31 de agosto de 2025, a Praça do Sesc Pinheiros será palco de apresentação de uma das manifestações culturais populares brasileiras, o Fandango caiçara. Elas acontecem no sábado e no domingo, no mesmo horário: 17h – a entrada é gratuita. Quem comanda a roda é Mestre de Fandango Caiçara Ostinho, de Ubatuba, que tem quase duas décadas de experiência na difusão, manutenção e preservação deste ritmo.
Como o próprio nome sugere, o Fandango caiçara é próprio das pessoas do litoral, ocorrendo desde o sul do Rio de Janeiro até o norte do Paraná. Entre os instrumentos musicais do Fandango estão a viola, a rabeca, a viola machete, caixa, e adufe (pandeiro). As letras retratam o cotidiano do caiçara, como as pescarias, os encontros, o mar, o cotidiano da lida, as festas, a natureza, entre outros temas.
O Fandango Caiçara é reconhecido desde 2012 como patrimônio imaterial cultural brasileiro pelo IPHAN (Instituto Patrimonial e Artístico). O ritmo também celebra momentos importantes de colheita, puxada de canoa, pescaria, arte culinária e artesanato.
O Mestre de Fandango Caiçara Ostinho de Ubatuba, desde 2018, vem realizando oficinas de canto, dança e instrumento, além de apresentações e diálogos nas comunidades caiçaras de: Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga. Dessa forma, também vem trabalhando voluntariamente ajudando essas cidades a promover anualmente as festas de fandango nos seus territórios.
Serviço
Fandango Caiçara
Com Mestre Ostinho de Ubatuba
Local: Praça – Sesc Pinheiros
Dias 30 e 31 de agosto de 2025 – sexta e sábado, às 17h
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Grátis