Juli Rodrigues
Juli Rodrigues refinou o próprio trabalho e paladar ao ponto de se tornar a responsável pelos vinhos degustados pela clientela do restaurante Manu, da premiada chef Manu Buffara, recentemente eleita a melhor chef de cozinha brasileira. Então, compor a equipe de Manu em posto tão estratégico é resultado de um caminho trilhado na disciplina, resiliência e perícia de quem entendeu a necessidade de aproveitar oportunidades e estudar profundamente para encantar a clientela.
“Já trabalhei na rede Pestana, gostava muito do atendimento. Porque percebia o retorno imediato, observando a satisfação das pessoas. Nisto, de trabalhar em hotelaria, conheci o gerente do restaurante Manu, em 2014. Ele me conduziu por uma imersão no mundo do vinho, o que me impressionou, pois cada vinho é um universo. Daí, comecei a estudar, ler tudo que podia sobre o assunto, além de provar vinhos dos mais diversos”, relembra Rodrigues.
“Depois, virei maitrê, sommelière do Manu, o que me levou a conhecer muitas pessoas do segmento e também a viajar, para garimpar novos rótulos, produtos com potencial de surpreender pessoas que valorizam a boa mesa. Disto, um repertório relevante foi se criando e logo identifiquei oportunidades de burilar, aprimorar também o trabalho de outras empresas, por meio da representação comercial de vinhos capazes de agregar valor e atrair uma clientela igualmente qualificada para elas. Então, comecei a representar vinhos para a Família Kogan, em Janeiro de 2022. Desta representação veio também a Valparaíso e Belle Cave. Comecei a prestar consultoria para o NH, compondo a carta de vinhos deles também”, explica.
A referência faz menção ao grupo hoteleiro NH Curitiba The Five, uma rede de hotéis espanhola relacionada também ao hotel Tivoli, de São Paulo. Um empresa destinada a atender o público turístico e executivo, para qual Rodrigues também assina a carta de vinhos, além de treinar a equipe. Afinal, todos estes produtos precisam ser contextualizados ou mesmo apresentados ao consumidor final, que valida e mantém cada rótulo na carta, ao fim das contas.
Este resultado, aliás, implica em um grau de sensibilidade relevante, capaz de dar a Rodrigues um critério eficiente no mapeamento, escolha e sugestionamento de rótulos aptos em traduzir cada uma das empresas, situações e pessoas atendidas. “Sempre que sou demandada procuro conhecer a identidade do estabelecimento, entender qual público é buscado por ele ou o sentimento que um determinado evento precisa criar e, até mesmo qual deve ser a tônica de adegas particulares que também atendo”, explica.
Alguns exemplos da perícia de Rodrigues são partilhados nas próximas linhas. O restaurante Pasta Basta tem comprometimento declarado em priorizar vinhos orgânicos e biodinâmicos, assim os rótulos recomendados pela especialista são provenientes de produções boutique, com tiragem especial, médio corpo, escolhidos tanto para realçar os sabores dos pratos, como também para dar verdade à filosofia da casa.
“O restaurante adotou parte da linha Regenación, que são vinhos com a mínima intervenção do processo de vinificação, cuja a renda é parcialmente revertida ao reflorestamento, em Mendoza, Argentina”, explica.
Já a inovação se faz sentir através da implementação dos vinhos de torneira, no The Five, medida criada para atender expectativa do executivo que precisa descontrair em meio ao trabalho, de forma descomplicada, podendo beber apenas uma taça enquanto prestigia vinhos nacionais, provenientes da agricultura familiar, com excelente custo x benefício.
“No mesmo local, há uma torre em anexo que é residencial, então o local também atende residentes, pessoas que chegam em casa em preferem beber a jarra de vinho ou mesmo levar a bebida para casa, por isso, criamos o programa destinado a atender este público também. Ele inclui desde vinhos ultra despojados, cujo preço de R$30 até vinhos sofisticados, cuja mesma quantidade sai a R$600”, ilustra.
A cada bimestre Rodrigues também renova a adega de empresária que ama ter vinhos diversos em casa. Como já conhece o perfil de consumo dela, compõe um mix de seis a oito rótulos que servirão situações da rotina da cliente, que tem vivência urbana, em Curitiba, mas também frequenta o litoral, o que já demanda vinhos com algum corpo e, na outra ponta, mais refrescantes.
“Neste caso, sei que muito mais que valorizar as refeições com vinhos que as realcem ela quer viajar através dos rótulos que prova. Então, trato de garantir que bons clássicos possam acompanhar o bife Welington que ela adora preparar para receber amigas, como também providenciar que ela deguste aquele vinho super diferente, remoto e saboroso, para ter a experiência de viajar sem sair de casa”, revela.
Até mesmo as situações pontuais são favorecidas pelo conhecimento de Juli, que escolheu quais rótulos seriam usados para celebrar o primeiro ano de vida de um bebê curitibano. “Também foi interessante atender uma família com vinhos tintos leves de meio corpo, pois já há frio, uma vez que o evento ocorreu ao fim de maio. Claro, um espumante bem refrescante para o brinde constou na comemoração também”, explica.
Por fim, uma empresária das letras também contou com a consultoria da especialista para celebrar aniversário. “Para ela, que comemora aniversário em setembro e tem um ciclo social composto por enófilos, escolhi um branco frutado, um rosé versátil e um tinto leve e vibrante, garantindo uma degustação ultra especial, festiva e também marcante para o evento”, revela.
Enfim, tudo fica mais especial e saboroso sob o olhar e consultoria da Juli Rodrigues!
Juli Rodrigues
julirodrigueswines@gmail.com
41 998572435
Juli Rodrigues Representação