Uma experiência de empreender depois da maternidade
A maternidade combinada com a pandemia foram decisivos para que a jornalista Elisa Langsch, de 38 anos, abandonasse de vez seu emprego tradicional de 40h semanais e entrasse de cabeça no empreendedorismo.
Até então, seu hobby como produtora de conteúdo digital ainda não representava um extra na renda mensal, mas, após a chegada do seu primogênito, ela resolveu apostar na ideia.
Atualmente, ela e o marido comandam a Edufe Digital, que presta consultoria para gestantes que estão preparando o enxoval do bebê, com foco na mãe de primeira viagem. A ideia foi amadurecendo depois que Elisa encontrou seu nicho on-line, principalmente nas redes sociais, onde a jornalista começou compartilhando dicas de organização do lar e evoluiu para o público composto, principalmente, por mães.
“Esse é um mercado enorme, existem muitas possibilidades. Acredito que em 10 anos a gente vai conseguir oferecer um serviço bem mais completo”, projeta Elisa Langsch.
A afirmação de Elisa se encaixa na realidade apurada pela quinta edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, que revela que, quando se trata de utilizar ferramentas digitais, sobretudo as redes sociais, como canais de venda, as mulheres se destacam.
O estudo do Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também mostra que 78% das empresas que mais vendem por meios digitais são comandadas por elas. Entre os empreendedores homens, esse percentual é de 68%.
A liberdade foi o ponto que chamou mais atraiu Elisa para o empreendedorismo. “Antes da pandemia, era normal para todo mundo aquele trabalho presencial, de passar 12 horas por dia fora de casa. Mas, ao virar mãe, isso perdeu totalmente o sentido. Eu queria ter a escolha, a liberdade de decidir: se meu filho ficou doente, eu posso ficar em casa não preciso dar satisfação para ninguém. Simplesmente adapto a minha semana, a minha rotina. Não é fácil, mas eu queria ter a liberdade e foi isso que eu conquistei com a mudança de carreira”, conta.
União para fortalecimento de negócios e marcas
A empresária e jornalista paranaense Heloisa Garrett, sócia da The Way Participações e presidente do Lide Paraná e o publicitário gaúcho João Satt Filho, estrategista da Sun Business Branding e fundador do G5, hub estratégico de inteligência, criatividade e tecnologia, se uniram para desenvolver estratégias e promover conexões para gerar negócios e alavancar marcas
Conforme explica Satt, “unimos a capacidade em promover conexões estratégicas e a habilidade de criar pontes entre negócios da Helo com o trabalho estratégico do nosso grupo empresarial para o fortalecimento de negócios e marcas”.
O G5 é um smart bank formado por uma rede de empresas altamente especializadas, entre elas a Sun Business Branding (consultoria de estratégia), Competence (agencia estratégica criativa), Stronger (live marketing e fortalecimento da cadeia de valor) e G-Data (data analytics).
Já The Way Participações, o grupo empresarial nasceu da visão estratégica focada em vendas dos sócios Heloisa Garrett e Leon Le Senechal. Focada em soluções para negócios B2B, hoje a The Way tem negócios nas áreas de software para vendas (Gear Up), soluções para cidades (Citymatch), consultoria para otimização de capex empresarial (SmartCapex), tecnologia para construção (E-Bricks), comercializadora de energia (Cimus), soluções em Inteligência Artificial para área de vendas (Workers) e detém os direitos e a operação do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) no Paraná.
Chega a Curitiba marca para mulheres 60+
Uma marca de roupas pensada especialmente para as mulheres maduras, 60 +, a Criatiff acaba de inaugurar a sua primeira loja na capital paranaense, no Shopping Curitiba (Piso L3). As coleções são pensadas para acompanhar as mulheres em sua rotina, prezando sempre pelo conforto e elegância.
As clientes irão encontrar peças para diversas ocasiões. Blusas, calças, bermudas, saias, vestidos e casacos, em diferentes estampas e padronagens. Um dos destaques da coleção de outono-inverno 2024 é o conjunto de duas peças de malha tricot, uma blusa curta e um cardigan, com delicados bordados de flores e um botão de pérola.
A Criatiff conta com uma seleção especial para o Dia das Mães, com jaquetas, cardigans, coletes, calças, peças com detalhes especiais como o veludo e o matelassê.
A marca tem um programa de fidelidade, o Criaclub, que gera cashback. No mês de inauguração, até 30 de maio, todas as clientes que se cadastrarem no CriaClub ganharão R$50 em cashback para utilizar no mês seguinte. São mais de 80 lojas espalhadas pelo Brasil, além do e-commerce com o mesmo grau de excelência dos pontos físicos.