No último dia 15, convidados e jornalistas conferiram a estreia do curta-metragem “Eu Estive Lá”. O filme é ambientado nas décadas de 30 e 40, durante a Segunda Guerra Mundial.
A protagonista, Guilhermina Rodrigues Gomes, curitibana nascida em 01/12/1912, pequena e prematura, foi desenganada por muitos. Cresceu ouvindo as histórias do seu avô, Daniel, sempre se dedicando ao próximo. Formou-se em Educação Física em 1932 e começou a lecionar. Perdeu seu pai em 1941, mesmo ano em que iniciou seu curso de enfermagem, preparando-se para ser voluntária em uma guerra que começara em 1939, antes mesmo de ser convocada.
Convocada, em outubro de 1944, embarcou em uma viagem que mudaria para sempre sua história. Atravessou o oceano em um avião de transporte militar e, ao chegar em Nápoles, foi alocada em Pistóia e depois em Livorno, onde cuidou de vários feridos, incluindo americanos, indianos e de outras nacionalidades. Foi atingida por uma explosão na frente do hospital, sendo arremessada pelo deslocamento do ar, o que causou uma fratura na região lombar. “Eu Estive Lá” conta essa história repleta de detalhes, com uma produção caprichada idealizada pelo cineasta paranaense Mário Paiva, que lhe rendeu o prêmio Apolo, destinado a homenagear mulheres ilustres da nossa história no Festival Militum, no Rio de Janeiro.
Confira algumas fotos da premiere.
Créditos fotos: Fredi Fotos
Confira o filme: