Espetáculo “Madalenas” busca levantar debates sobre os preconceitos de gênero e contra LGBTQIAPN+
Após o Coletivo Erótica lotar o teatro Paulo Autran, em Curitiba, a segunda apresentação da temporada “Madalenas” já tem data marcada: será no dia 15 de junho, no Teatro Guairinha. O grupo curitibano segue a estética Heels de dança, em que os integrantes utilizam saltos durante os movimentos. Fundado em 2023, atualmente o coletivo conta com 15 dançarinas.
De acordo com o diretor e coreógrafo, Matheus Margueritte, o Coletivo é um ambiente que vai além das aulas de dança, onde busca compreender as histórias de cada dançarina, aproximando a arte da vida. “É uma rede de fortalecimento e, sobretudo, de representatividade. Nossos corpos nem sempre são bem interpretados na sociedade – quantas histórias de abusos, violências e discriminação já não compartilhamos por aqui – mas, nesta dança específica, reivindicamos nossas vontades, desejos e prazeres”, destacou Margueritte.
Para a dançarina, Caroline Martins, o interesse em participar surgiu no período da pandemia mundial de COVID-19. “Foi um momento de me reconectar com a dança e o Heels me colocou em lugares importantes e que eu não esperava, como o empoderamento feminino, a aceitação do corpo e da liberdade, a reconexão com a sensualidade e libido, que são tão amordaçadas nas mulheres pela sociedade. Às vezes a gente nem sabe que é tão reprimida”, explicou Martins.
Madalenas é a segunda obra do Coletivo Erótica, que estreou nos palcos em 2023, reunindo um público de mais de 500 pessoas. A primeira apresentação de Madalenas, que aconteceu no dia 04 de maio deste ano, também foi um sucesso e lotou. Os ingressos para a apresentação do dia 15 de junho já estão disponíveis no Disk Ingresso.
Madalenas faz uma alusão à personagem bíblica de mesmo nome, que é envolta por histórias e lendas. “Madalenas mergulha em águas mais profundas: de onde vem essa repressão que nos cerca? A quem interessa a nossa sexualidade? Tudo isso vem muito das vivências que as mulheres do grupo, cis ou trans, compartilham. Queremos cada vez mais criar fissuras em pensamentos sexistas, misóginos, LGBTfóbicos e por aí vai”, enfatizou o diretor.
Para participar do grupo, os interessados devem realizar as audições públicas, divulgadas no Instagram @coletivoerotica. Caroline, que faz parte do projeto desde o início, afirma que a experiência das aulas estimula o empoderamento. “O Heels é um lugar de sensualidade e poder. É um lugar de ‘eu também posso’, e eu tento me colocar nesse lugar todos os dias”, finalizou Martins.
Serviço
Espetáculo “Madalenas” do Coletivo Erótica
Data: 15 de junho;
Local: Teatro Guairinha;
Horário: às 19h;
Ingressos: de R$30 a R$60 + taxas
Onde comprar: ingressos à venda pelo site: https://www.diskingressos.com.br/evento/6422/15-06-2024/pr/curitiba/madalenas