Jericoacoara, um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, vive desde 2010 uma fase de desenvolvimento desenfreado e desequilibrado com o meio ambiente e a comunidade local. A pousada Vila Kalango, com seus 25 anos de história, de autentica sustentabilidade, preservou e preserva a natureza paradisíaca que ali encontrou, inovou e inova na arquitetura e na forma de acolher, tornando a uma proposta única e sofisticada ao mesmo tempo.
O modelo de liderança regenerativa, que foca na restauração e melhoria do ecossistema, está ganhando espaço na região, impulsionado por projetos como os do Grupo e*, do qual a Vila Kalango faz parte, com objetivo principal a preservação da natureza que ainda existe.
A pousada Vila Kalango, do Grupo e*, é um exemplo de como é possível conciliar turismo de luxo com práticas sustentáveis. Desde sua construção, foram priorizados materiais como a madeira, em vez de concreto, o que permitiu preservar todas as árvores do terreno. Apenas 25% da área total foi ocupada com edificações. O empreendimento também utiliza painéis solares para o aquecimento da água, reduzindo o consumo de energia elétrica. Além disso, há uma forte promoção da coleta seletiva em todas as áreas, incluindo os quartos, que são equipados com lixeiras para a separação adequada dos resíduos, contribuindo para a diminuição do impacto ambiental.
“Jericoacoara é uma “pérola de beleza” que devemos cuidar. Aqui, entendemos que a sustentabilidade é um compromisso inadiável conosco e com as futuras gerações. Em ter criado uma proposta totalmente sustentável e ao continuar a investir em práticas sustentáveis, estamos construindo um legado para a nossa região”, destaca Marco Dalpozzo, sócio do Grupo e*.
Ao longo de seus 25 anos de história, a Vila Kalango tem se destacado também pelo comprometimento com a comunidade local e pela adoção de práticas ESG. Desde sua fundação, a pousada colabora intensamente com diversas instituições da região, para impulsionar o desenvolvimento social e cultural de Jericoacoara.
Um dos projetos mais notáveis é a colaboração com o Instituto S.E.R., que oferece capacitações e iniciativas voltadas a conectar e inspirar as pessoas a apreciar o patrimônio cultural e a riqueza natural da região. Além disso, a pousada mantém uma forte relação com a colônia de pescadores de Jericoacoara, promovendo o fortalecimento da cadeia produtiva local e apoiando uma equipe de futebol infantil, incentivando a prática esportiva e a formação de cidadãos responsáveis.
Marco destaca que, como uma empresa comprometida com a governança ambiental, a pousada segue um rigoroso código de ética e conduta que norteia todas as suas atividades. “Prezamos pela ética e transparência em nossas interações com funcionários, hóspedes, fornecedores e a comunidade. Nosso sistema de gestão é eficaz, garantindo o uso responsável dos recursos e a melhoria contínua dos processos, além de investirmos no desenvolvimento e valorização de nossos colaboradores”, afirmou.
Essa nova abordagem ao turismo tem atraído um número crescente de visitantes conscientes, que procuram vivências genuínas e responsáveis. O crescimento da liderança regenerativa em Jericoacoara marca um ponto significativo para o setor, mostrando que é viável criar um futuro mais sustentável e próspero para a região.