Diversos e democráticos, espetáculos de cinco regiões brasileiras e 4 países sul-americanos espalham a festa do teatro por Curitiba e região metropolitana
O Fringe sempre representou uma das partes mais democráticas e multifacetadas da programação do Festival de Curitiba. Artistas do Brasil e do mundo passaram por ruas, espaços culturais e equipamentos públicos levando as artes cênicas em variados gêneros ao público. Na última edição, a “franja” veio ainda mais representativa com mostras temáticas e espetáculos que refletem os novos movimentos da dramaturgia. Em 2024, o formato se consolida com a participação de grupos de todas as regiões do Brasil e quatro países sul-americanos (Argentina, Peru, Chile e Bolívia). Os ingressos para as mostras têm preços populares ou são gratuitos com o milenar formato “pague quanto vale”, quando os artistas passam o chapéu para a plateia dar a sua contribuição espontânea.
A programação do Fringe 2024 é extensa, com 285 atrações para todos os gostos e idades. Programação que envolve uma legião de 1.800 pessoas, entre artistas e técnicos. “Com essa diversidade fica mais fácil para quem às vezes está um pouco perdido e não sabe o que procurar”, garante Priscila de Morais, coordenadora executiva do Fringe. “Se você gosta de improvisação ou de palhaçaria, por exemplo, é só se guiar pelas mostras pra saber onde ir.”
Em parceria com o Sebrae, desde o ano passado, a equipe do Fringe conduz a “Rodadas de Conexão”, uma de feira de negócios que põe em contato grupos de teatro com curadores de espaços culturais, mostras e festivais de todo o Brasil. A programação é fechada às companhias inscritas e será realizada de 3 a 6 de abril, na Universidade Positivo.. “A rodada foi muito produtiva no ano passado e resultou num aumento expressivo no número de regiões participantes do Fringe esse ano”, comenta Priscila.
Outro movimento importante do Fringe é contemplar o público da região metropolitana de Curitiba. Estão previstas apresentações para Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais. Os espetáculos de rua continuam sendo o cartão de visitas do Festival, dando cor, ritmo e espalhando a festa pela cidade. Este ano são 39 apresentações de rua. Uma boa dica para o público que transita pela capital é o palco montado nas Ruínas de São Francisco (Largo da Ordem), que terá espetáculos diariamente durante o Festival.
O Fringe é apresentado por Sanepar e Tradener – Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel – Pura Energia, Brose, UNINTER e GRASP.
Acompanhe a programação da Mostra AnimaRua nas redes @festivaldecuritiba @fringecuritiba
Números do Fringe 2024
285 atrações
Envolve cerca de 1.800 trabalhadores da cultura entre artistas, técnicos e produção
5 regiões do país presentes na programação
Participação de 4 países sul-americanos: Argentina, Peru, Chile e Bolívia
Programação em 5 cidades da região metropolitana de Curitiba: Araucária, Campo Largo, São
José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais.
39 espetáculos de rua
32 espaços diversos no circuito independente
Serviço
32º Festival de Curitiba – Fringe
De 25 de março a 7 de abril