Pela primeira vez, áudios-guias com tecnologia Dolby Atmos® a serviço da inclusão cultural
O Museu Ferragamo, em Florença, apresenta um novo projeto dedicado à acessibilidade e à inclusão, reafirmando seu compromisso com uma experiência museológica aberta, multissensorial e tecnologicamente avançada.
Pela primeira vez em um ambiente museológico, um audioguia com descrições gravadas em Dolby Atmos está sendo utilizado para tornar a exposição acessível a pessoas com deficiência visual. O Museu Ferragamo é o primeiro no mundo a adotar essa tecnologia inovadora como ferramenta de inclusão. O Dolby Atmos proporciona uma experiência sonora espacial em que vozes, instrumentos e detalhes do ambiente se movimentam livremente ao redor do ouvinte, criando uma conexão emocional e perceptiva mais profunda — uma experiência envolvente que, no contexto de museus, abre novas possibilidades narrativas. A implementação contou com suporte técnico da Dolby.
O projeto também inclui um percurso tátil da exposição “Salvatore Ferragamo 1898–1960”, com réplicas fiéis de sapatos selecionados do Arquivo Ferragamo, desenvolvidas para serem exploradas pelo toque, além de um mapa tátil que permite a navegação independente pelos espaços expositivos.
Todo o conteúdo da exposição — incluindo textos, imagens, vídeos e o audioguia acessível — está disponível no aplicativo gratuito Bloomberg Connects, que reúne materiais exclusivos de mais de 500 instituições culturais ao redor do mundo, promovendo o acesso fácil e global à cultura. Plataforma líder na difusão digital da cultura, o Bloomberg Connects permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar, tenha acesso a conteúdos museológicos de alta qualidade.
A introdução do Dolby Atmos no campo da acessibilidade museológica faz parte do compromisso mais amplo do Museu Ferragamo com a inovação, seguindo o recente lançamento de seu canal no Vimeo com conteúdo espacial.
“Tornar a cultura acessível significa não apenas remover barreiras físicas, mas também experimentar novas linguagens e tecnologias”, afirma Stefania Ricci, diretora do Museu Ferragamo. “Ser o primeiro a usar o Dolby Atmos para acessibilidade é um sinal tangível de nossa dedicação a essa missão.”
O projeto já está disponível para todos os visitantes, reforçando a visão do Museu Ferragamo de uma cultura inclusiva, contemporânea e aberta ao futuro.



Créditos
O projeto foi desenvolvido em colaboração com a União Italiana de Cegos e Deficientes Visuais – Seção Provincial de Florença e a Associação Libero Accesso, responsável pela curadoria do conteúdo do audioguia acessível. As vozes das descrições foram interpretadas por Leonardo Torrini e Elia Nichols.
O projeto com Dolby Atmos foi idealizado e curado por Gianluigi Di Costanzo, que posteriormente envolveu a Bloomberg Philanthropies para posicionar o Museu Ferragamo na prestigiada plataforma Bloomberg Connects.
Para baixar o app e explorar todos os recursos disponíveis: