Evento debate o futuro da atividade no país e homenageia Guilherme Leal, cofundador da Natura, em reconhecimento ao papel transformador da companhia no setor
São Paulo, 27 de agosto de 2025 – Experiência centrada nas relações humanas (human experience), rede de confiança, e inovação. Esses foram os atributos destacados pela Natura no 5º Congresso Nacional de Vendas Diretas, promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). O encontro reuniu cerca de 250 líderes do setor e 400 visitantes para debater as perspectivas de futuro da atividade e a importância da inovação, integração e colaboração entre as empresas para alavancar o desenvolvimento econômico e social.
Agenor Leão, Vice-Presidente de Negócios da Natura e Presidente do Conselho da ABEVD, ressaltou a força da rede de 1,7 milhão de Consultoras de Beleza da companhia. “São elas que trazem capilaridade ao negócio, garantindo nossa presença país afora. Além disso, geram enorme conhecimento humano sobre as relações de confiança e a influência que se transforma em vendas”, revela.
Ainda segundo o executivo, é importante que o setor discuta novas estratégias, aperfeiçoamento e a transformação digital nas Vendas por Relações. “Não apenas por conta do impacto positivo no empreendedorismo e na liberdade financeira feminina, mas também para garantir que essa atividade siga democrática, acessível e sem barreiras de entrada”, defende Agenor Leão.
João Paulo Ferreira, CEO da Natura, também participou de um dos painéis sobre empresas inovadoras. “Para nós, inovação não é um departamento, é um atributo presente em toda a operação e garante que exista futuro para o nosso negócio. É um processo de evolução constante, baseado na inspiração humana das nossas redes de relações e que valoriza os quatro capitais da companhia: humano, social, financeiro e natural”, conta.
Ele destaca ainda que a capacidade de inovação é tão importante, que supera o investimento alocado especificamente em P&D para a criação de novos produtos. “Ao todo, investimentos mais de R$ 1 bi em 2024 para ir além de novas opções ao consumidor. É inovação logística, fabril, administrativa, que permeia todas as áreas da companhia de maneira integrada”, explica João Paulo.
Além da participação executiva, a Natura também apresentou cases que concorreram ao Prêmio ABEVD. Um exemplo é o projeto “IDH Consultora”, que mede a evolução da qualidade de vida da rede de consultoras de beleza. Já um outro trabalho detalha as iniciativas de social selling no TikTok One e reforça o pioneirismo da companhia na integração de tecnologia para o impacto econômico e social na rede de consultoras.
O congresso também foi palco de uma homenagem especial a Guilherme Leal, cofundador da Natura, em comemoração aos 45 anos da ABEVD. A iniciativa reconheceu a contribuição histórica de Leal para o fortalecimento da Venda Direta, do empreendedorismo de Consultoras que conquistam sua liberdade financeira com essa atividade, além de sua liderança pioneira na incorporação de práticas sustentáveis ao modelo de negócios da companhia.
“A venda direta é o maior ativo da nossa indústria e uma potência socioeconômica que gera renda, fortalece comunidades e conecta milhões de Consultoras de Beleza em todo o país. Elas representam a verdadeira força das nossas redes: presença em todos os lugares e conhecimento humano. Nosso papel é apoiar essa rede com inovação, ferramentas digitais e programas de formação, garantindo que nossas Consultoras de Beleza estejam preparadas para prosperar em um futuro cada vez mais digital, conectado e multicanal”, finaliza Agenor Leão.
Foto Crédito: André Velozo/Divulgação