Em novembro, evento leva público até as lavouras, o beneficiamento e a história das famílias por trás da produção brasileira de Camellia sinensis, no Vale do Ribeira (SP)
A Rota do Chá, tradicional evento que chega à sua 9ª edição este ano, acontece entre 6 e 9 de novembro, em Registro e já está com as vagas esgotadas. A iniciativa pioneira no Brasil é promovida pela Infusorina e Escola de Chá Embahú e é considerada uma grande confraternização entre a comunidade do chá e de outras bebidas especiais.
Os participantes poderão visitar os chazais no Vale do Ribeira, no sul de São Paulo, participar da colheita e do beneficiamento das folhas de Camellia sinensis (planta que dá origem ao chá), além de degustações e outras experiências sensoriais durante 4 dias. As grandes estrelas são as anfitriãs, as três famílias produtoras Amaya, Shimada e Yamamaru, que recebem os visitantes em suas propriedades, em Registro e redondezas.
“Esta é uma oportunidade não somente para os entusiastas da cultura do chá ampliarem seu conhecimento sobre a bebida, como também uma ferramenta de fortalecimento do nosso mercado. Há nove anos, a Rota valoriza quem produz e fortalece as conexões através da educação de um novo público consumidor”, diz Yuri Hayashi, organizadora do evento e fundadora da Escola de Chá Embahú.

Encontro de apaixonados pela bebida
A Rota do Chá é pensada e organizada para compartilhar todo o valor do chá brasileiro. A iniciativa reacendeu o interesse pela cultura do chá na população local e nacional, impulsionando o turismo de experiência na região e valorizando o trabalho das famílias produtoras.
As visitas são guiadas pelas criadoras do evento e especialistas em chá Yuri Hayashi e Renata Acácia e equipe, e levam os participantes aos principais pontos de interesse no assunto, os produtores Amaya Chás – a última e única fábrica de grande porte da região, Sítio Shimada – chás orgânicos e artesanais, Sítio Yamamaru – chás cultivados sob o método agroflorestal.

Turismo de experiência em alta
A Rota do Chá é uma das iniciativas que vêm impulsionando o mercado das viagens em grupo. De acordo com levantamento da Paytour com mais de 1.300 empresas do setor, no primeiro semestre de 2025, o turismo de experiências no Brasil registrou alta de 14,7% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita do setor também aumentou: cerca de 36,8%, impulsionando vivências únicas e roteiros focados em interesses de nicho. Já a análise do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), a estimativa de crescimento da movimentação financeira gerada pelo setor turístico no estado alcançou R$340 bilhões.
SERVIÇO
9ª Rota do Chá
de 06 a 09 de novembro de 2025
Registro – SP
Para saber mais: Link
Contato Whatsapp: (48) 98826.0110