A posse da nova diretoria do Sindicato dos Advogados do Paraná – SINAP, ocorreu no dia 09 de agosto de 2024. O acontecimento marcou um momento importante e significativo para a referida instituição que tem papel fundamental na defesa dos direitos dos advogados do Estado do Paraná.
Instituído pelo Ministério do Trabalho em 2 de dezembro de 1988 pelo então fundador Dr. Edesio Passos até a presente Gestão do quadriênio 2024-2028 com o propósito de promover a defesa da Classe de Advogados na Base territorial do Paraná.
Compete à entidade, os avanços anualmente em Convenção Coletiva de trabalho – CCT, por meio de ato jurídico pactuado entre SINAP empregadores estabelecendo regras nas relações de trabalho no âmbito da respectiva categoria profissional de advogados.
Do mesmo modo, o impulsionamento em Acordos Coletivos de Trabalho – ACT para advogados CLT entre a entidade sindical (SINAP) e escritórios de sociedade de advogados, empresas públicas e privadas no Estado.
O SINAP conta com a atuação em conjunto com o Ministério Público do Trabalho – MPT para o conhecimento das circunstâncias e das ocorrências que ferem a lei e que aviltam direitos garantidos do advogado. O órgão sindical, na função para defender os direitos dos advogados com ética e sendo fiscalizador do exercício entre empregados e empregados, promove a defesa social e contratual trabalhista da classe diferenciada de advogados.
A advogada Debora de Castro da Rocha que assume como vice presidente ao lado do presidente Vítor Hugo Paes Loureiro, marca presença importante no evento, e ao compor a atual diretoria promete contribuir de forma intensa com os trabalhos já desenvolvidos.
Advogada e jornalista, renomada na cidade de Curitiba, ela é reconhecida nacional e internacionalmente pela sua brilhante atuação e grande referência no Estado do Paraná no Direito Imobiliário e vem sendo reconhecida como grande revelação na comunicação da atualidade pelo seu aclamado programa de TV Direito e Justiça, que tem obtido fama e destaque em todo país graças a sua ótica inovadora e pela sua versatilidade.