Espetáculo do grupo holandês Wunderbaum ocupa a praça Santos Andrade,
no Centro de Curitiba, com uma experiência sonora e sensorial
Em fevereiro de 2023, os atores brasileiros Pedro Uchoa e Monique Vaillé passaram quatro dias circulando na praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba.
Lá, eles paravam as pessoas que passavam pelo espaço público que numa ponta abriga o prédio histórico da Universidade Federal e, na outra, o Teatro Guaíra.
“A gente queria saber quem eram as pessoas que andam todo dia pela praça, que uso elas fazem dela e qual é o sentimento em relação ao espaço”, disse Monique.
As entrevistas eram parte da pesquisa para a montagem do espetáculo Square, do grupo holandês Wunderbaum, com estreia mundial marcada para o dia 30 de março e mais duas sessões em 31 de março e 1º de abril, sempre às 16h.
Por vários motivos, Square é diferente de todas as outras peças da Mostra Lucia Camargo. Na dinâmica da montagem, a Santos Andrade é palco e personagem. “É um espetáculo criado para um sítio específico. Em Curitiba, ela será diferente da montagem que faremos em outros lugares”, disse Monique.
Em cena, além da dupla de atores brasileiros, há mais três atores holandeses e o diretor musical Jens Bouttery, que criou a trilha sonora da peça. Completam o elenco 30 pessoas escolhidas entre mais de 200 que atenderam à trupe pelas redes sociais e preencheram um formulário dizendo por que queriam participar da peça.
“Foi difícil escolher apenas trinta, mas tentamos fazer a amostragem mais fiel possível da população de Curitiba em termos de idade, gênero e classe social”, disse Monique.
Fones de Ouvido
Em cada uma das três sessões, uma plateia de 100 pessoas, por ordem de chegada, vai receber fones de ouvido para acompanhar todos os movimentos da peça que vai se espalhar pelos 12 mil metros quadrados da área da praça.
O enredo da peça prevê uma guia turística, manifestações populares e uma grande surpresa no desfecho das apresentações. A maior parte do espetáculo, contudo, será construída pelo coletivo que chega completo à Curitiba dia 20 de março para ensaiar por 10 dias in loco.
Para Monique, a estreia curitibana de Square é uma “celebração do caos urbano” e a realização do sonho de voltar a ocupar com arte espaços públicos. “A peça é uma construção coletiva que vai levar em conta a história e a paisagem sonora da praça. Uma forma de contracenar com a cidade numa grande experimentação sensorial”, disse.
A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Banco CNH Industrial e New Holland, Novozymes, Copel e Sanepar – Governo do Estado do Paraná, com patrocínio de EBANX, DaMagrinha 100% Integral, GRASP e ClearCorrect. Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba. Ingressos disponíveis pelo site oficial e na bilheteria física no Shopping Mueller (Piso L3).
Serviço:
Square / Praça
Mostra Lucia Camargo – Festival de Curitiba
Data e Horário: 30 e 31 de março e 1º de abril às 16h
Local: Praça Santos Andrade – Centro
Classificação: Livre.
Duração: 75′
Valores: GRATUITO.
O espetáculo usa fones de ouvido com números limitados entregues em ordem de chegada.