A coluna +Mulher traz, em sua edição especial, o perfil da empresária, mãe e filantropa Mery Lara, com quem desenvolvi, além de tudo, uma amizade muito importante. Mery falou com exclusividade para a CLA Magazine sobre sua trajetória e alguns próximos passos de sua carreira.
Nascida em 20 de setembro, como uma virginiana nata, Mery é muito detalhista, metódica, extremamente organizada, beirando o perfeccionismo, além de muito discreta inclusive sobre as várias ações beneficentes que promove.
Todas essas características ficam muito evidentes quando observamos sua atuação como CEO à frente do Viva Cabelos & Estética. Espero que gostem muito dessa edição especial da coluna +Mulher.
Cla: Qual e quando foi sua primeira experiência na gestão na área da beleza?
Mery: Cla, primeiramente, obrigado a você e à equipe CLA Magazine por essa oportunidade de falar um pouco sobre minha trajetória. Em 2007, me foi dada a oportunidade de desenvolver minha vocação em administrar, supervisionar e conduzir um salão de grande porte e qualidade, em um importante shopping de Curitiba.
Cujo o proprietário e fundador foi uma peça essencial, ou seja, meu grande mentor, para toda minha base de conhecimento, grande empresário e administrador que em momento algum se esquivou de dividir toda sua competência, sabedoria e conhecimento no desenvolvimento das habilidades que tenho hoje.
Cla: E Mery, como surgiu a oportunidade de assumir o Viva Cabelo & Estética?
Mery: Cla, meu início no Viva, como se pode imaginar, foi como administradora, e alguns meses depois, recebi a proposta de sociedade.
Porém, no período da pandemia, meu sócio, amigo e parceiro de vidas, a quem sou imensamente grata, reavaliou suas prioridades e preferiu deixar a sociedade, me proporcionando assim a oportunidade de assumir integralmente o projeto do Viva. Ele foi muito resiliente para eu pudesse efetivar a compra da sua parte.
Cla: O que mudou desde que assumiu o salão, seja na vida profissional e pessoal?
Mery: Mudou muito a forma como enxergo as coisas. Hoje caminho buscando todos os dias uma nova perspectiva, consigo perceber mais claramente o quanto o aprendizado de anos atrás faz muito mais sentido.
Hoje sou muito grata a tudo e a todos que fizeram parte dessa trajetória que me trouxe até aqui, sem exceção, seja de forma positiva ou não, me fez ampliar a visão de mundo, ou seja, foi essencial para essa virada de chave, e poder finalmente mostrar minha essência como gestora e estender isso aos profissionais e clientes.
Cla: Como conseguiu estabelecer um padrão diferenciado de atendimento e visual no salão?
Mery: Procuro sempre oferecer experiência e qualidade. Não enxergo o cliente como um número, e sim como um ser humano que tem fragilidades, objetivos, sonhos e escolheu o Viva para ter uma qualidade de vida melhor, se sentir mais bonito(a) e confiante.
Nesse sentido, busco com minha equipe alinhar essa visão, que o que gera valor é a experiência somada à qualidade do serviço prestado, permitindo assim que o cliente se sinta cuidado(a), acolhido e com sua necessidade resolvida.
Não como uma crítica, mas busco o porto de lugares que oferecem um atendimento expresso, trazendo aquela sensação de apenas números, o que vai na contramão do que proponho aqui, que é o bem-estar e a qualificação da mão de obra.
Por isso, incentivo que os profissionais percebam que o diferencial é o que traz o melhor retorno e fidelização do cliente, cuidando dos clientes desde a entrada em cada detalhe, pois isso é o mais importante.
Cla: Muito interessante o que mencionou. Eu, como cliente, publicitário e seu cliente, percebo que o salão assumiu uma característica de boutique da beleza. Como enxerga essa ideia? Faz algum sentido para você essa colocação?
Mery: Não houve um planejamento quanto a isso a princípio, porém é uma ideia muito interessante. Meu projeto futuro não é concorrer com grandes salões, mas sim ser um salão diferenciado e referência, pois esse padrão de atendimento ainda não é encontrado em Curitiba.
Cla: Qual a relação com o público LGBTQIA+, ações que o salão já teve nesse sentido e como os demais clientes recebem essa novidade?
Mery: Temos uma ótima relação com esse público. Contamos, inclusive, com uma barbearia dentro do salão, onde proporcionamos a sensação de bem-estar, ou seja, um espaço único e seguro em Curitiba voltado a esse público.
Nossa ação está voltada à barbearia e toda parte de estética, onde o público LGBTQIAPN+ descobre um ambiente saudável e respeitado. Trabalhamos sempre com a igualdade livre de “muros” e, consequentemente, sem divisões. Sempre respeitamos todos os clientes, assim como os mesmos são vistos de forma natural para os demais clientes.
Essa igualdade e respeito nos torna diferenciados no mercado, o que é um motivo de grande alegria para mim e nossa equipe.
Cla: Quais são os próximos passos que pode contar para nosso público?
Mery: Ainda estamos em crescimento. Muita coisa boa está por vir e muita coisa diferenciada, risos…
Cla: Vocês viram que eu tentei tirar um spoiler, mas a Mery é mais esperta que eu… risos
Cla: Para você, Mery, uma pessoa de gestão, como foi realizar essas fotos exclusivas para esse editorial e entrevista?
Mery: Cla, foi uma sensação indescritível, experiência ímpar, elevou minha autoestima. Um momento muito especial, tudo foi realizado com uma energia incrível. Obrigada.
Cla: Mery, pode deixar uma mensagem para nossos leitores?
Mery: Primeiramente, obrigada por estarem lendo e, quem sabe, se inspirando na minha história. E isso é só o começo. Faremos o possível e impossível para que escutem muito se falar do Viva, pois estamos sempre procurando impactar, buscando sempre ser referência na área, em Curitiba e, quem sabe, até em outros lugares.
Cla: Obrigado, Mery, por esse maravilhoso bate-papo. E quem sabe essa entrevista pode inspirar tantas pessoas que se sentirem tocadas por essa e mais histórias que passarão por aqui.
Make: Ana Julia / Hair : Sara Lívia & Rafael Brattz
Cla Ribeiro