Espetáculo celebra a obra do poeta pop curitibano em montagem que une teatro, música e literatura
Baseado nas múltiplas pegadas literárias deixadas por Paulo Leminski (1944-1989), o espetáculo Cabaré Haikai é a primeira grande atração da Mostra Lucia Camargo da 33ª edição do Festival de Curitiba, com duas sessões nos dias 25 e 26 de março, às 18h30, no Teatro José Maria dos Santos.
O escritor curitibano, que viveu apenas 44 anos, foi criador multifacetado: um livre pensador que misturou o pop com o erudito, uniu as vanguardas brasileiras à filosofia oriental, estudou os clássicos, mas chegou a colocar o pé nas artes digitais. E deixou uma assinatura única na poesia, na literatura, na música e até nas artes visuais brasileiras de seu tempo.
O Papel da Arte
Sua investigação crítica sobre o papel da arte na sociedade é o ponto de partida da dramaturgia criada a seis mãos pelo diretor Rodrigo Fornos, pela escritora e compositora Estrela Leminski, filha de Paulo, e por Eduardo Ramos.Segundo o diretor, o resultado da peça é uma construção coletiva com os atores Ane Adade, Michele Bittencourt, Renata Bruel e Kauê Persona, que buscam trazer ao palco as muitas vozes e faces de Leminski.
“Leminski constantemente desafiou a separação entre a alta cultura e a cultura popular. Ele acreditava que a arte deveria ser acessível e refletir a vida cotidiana das pessoas, rompendo com a elitização”, reflete o diretor.
Partindo de textos diversos de Leminski, como Ensaios e Anseios Crípticos, Gozo Fabuloso, seu famoso romance Catatau e sua obra poética reunida em Toda Poesia, a peça não deixa de lado sua atuação como compositor de música popular.
“Meu pai compôs muito. Suas músicas foram gravadas por artistas como Caetano Veloso e Ney Matogrosso, entre tantos outros. No entanto, como ele não interpretava suas próprias composições, as pessoas atribuem suas canções aos parceiros. Mas a linguagem, as palavras e as ideias melódicas são ele em estado puro”, afirma Estrela Leminski.
Urgência Poética
O espetáculo, que estreou em uma temporada de sucesso em agosto de 2024, no período de comemorações dos 80 anos de Leminski, chega robustecido e atraindo atenções da cena teatral nacional à Mostra Lucia Camargo.
“Leminski foi um arauto da minha geração. Uma das figuras mais geniais que o país teve em todos os tempos. Um cara louco, difícil, brilhante, metódico. Toda a vida do Leminski tinha um sentido de urgência poética, e a peça tenta capturar isso no palco”, conclui Fornos.
A Mostra Lucia Camargo no Festival de Curitiba é apresentada por Petrobras, Sanepar – Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba e CAIXA Cultural, com patrocínio de Copel – Pura Energia, ClearCorrect – Neodent, Viaje Paraná – Governo do Estado do Paraná, CNH Capital – New Holland e EBANX, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Ficha Técnica:
Direção: Roddrigo Fôrnos
Elenco: Ane Adade, Michele Bittencourt, Renata Bruel e Kauê Persona
Músicos: Ana Clavijo, Anderson Lima, Marcelo Oliveira, Rodrigo Henrique e Vina Lacerda
Direção Musical, Arranjos e Composições Originais: Rodrigo Henrique
Direção de Movimento: Ane Adade
Iluminação: Beto Bruel e Lucas Amado
Cenário: Guenia Lemos
Figurino: Albie Conceição
Dramaturgia: Estrela Leminski, Eduardo Ramos e Roddrigo Fôrnos
Desenho de Som: Valderval O. Filho
Assistente de Direção: Eduardo Ramos
Preparação Vocal: Elisama Kopp
Designer: Mariana Borges
Vídeos: Sopro Audiovisual
Operação de Projeções: Thalissa Oliveira
Cenotécnico: Vilson Kurz
Animação Wanka: MSAV
Ilustração Wanka: Samuel Dickow
Direção de produção: Roddrigo Fôrnos
Produção: Veronica Dias
Estágio de Produção: Laury Domingos
Realização e Produção: Na Carreira Produções Artísticas
Serviço:
Cabaré Haikai
Mostra Lucia Camargo – Festival de Curitiba25 e 26 de março às18h30
Teatro José Maria Santos
Rua Treze de Maio, 655, São Francisco
Gênero: Contemporâneo
Classificação: 14 anos
Origem: Curitiba – PR
Duração: 90’
Na Carreira Produções
33º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos:www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.