Ator Luís Melo volta ao Festival de Curitiba em peça baseada no clássico da filosofia oriental
O I Ching é mais do que um livro. São diferentes camadas de texto escritas durante muitos séculos para formar um sistema de pensamento baseado na ideia de mutação contínua dirigida por forças cósmicas maiores chamadas yin e yang (sombra e luz) que representam o princípio das dualidades da natureza, onde o positivo não existe sem o negativo e vice-versa.
A filosofia do I-Ching inspirou livremente a dramaturgia de Gabriella Mellão e a direção de André Guerreiro Lopes no espetáculo “Mutações”, em cartaz na Mostra Lucia Camargo no Teatro Guairinha nos dias 5 e 6 de abril às 20h30 e com uma sessão extra no dia 6 às 17h30 no Teatro Guairinha. Os ingressos estão disponíveis por meio do site do festival ou na bilheteria oficial no Park Shopping Barigüi.
A peça marca o retorno de Luís Melo ao Festival de Curitiba ao lado de um elenco que inclui Andréia Nhur e Alex Bartelli. O ator paranaense faz o papel de um ancião cujas reflexões são o fio condutor da estrutura narrativa concebida como uma espécie de jogo ao uso de parábolas e poemas a fim de refletir sobre a condição humana.
“A peça não se assemelha a nada que já fizemos. Baseia-se em uma disputa, um jogo cênico composto por cenas e imagens apoiadas na força das palavras e da iluminação. O texto possui uma poética própria que aborda a vida em constante transformação. Não é fácil explicar, mas é extremamente tocante para o público. As pessoas precisam ir ao teatro para sentir”, explica Melo.
Apoiada na música original de Federico Puppi, a dramaturgia usa o espaço, a iluminação e referências a elementos da natureza como o vento.
A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Banco do Brasil, Sanepar e Tradener – Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel – Pura Energia, Brose, UNINTER e GRASP.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Serviço:
“Mutações”
Mostra Lucia Camargo – 32º Festival de Curitiba
Data: 5 e 6 de abril, às 20h30.
Local: Teatro Guaíra
Classificação: 12 anos
Duração: 70 min
Gênero: Drama
FICHA TÉCNICA
Direção e Concepção Artística: André Guerreiro Lopes
Dramaturgia; Gabriella Mellão
Elenco: Luis Melo, Andrea Nhur e Alex Bertelli.
Direção Musical e Trilha Sonora: Federico Puppi
Iluminação: Aline Santini
Cenografia e figurinos: Simone Mina