Passeio brincante promove lazer entre crianças e instiga novo olhar sobre a cidade
Arquitetos e urbanistas convocam pais e filhos a percorrerem seis pontos emblemáticos de Curitiba, para brincar, enquanto propõem olhar lúdico e criativo sobre a cidade, às 10h de sábado, a partir da Alameda Cabral, 435, onde funciona a Amorfik Oficina Criativa. O circuito incluirá a Praça Santos Dumont, Biblioteca Pública do Paraná, Bondinho da Leitura, Calçadão da Rua XV, Praça Osório, Fonte das Mocinhas da Cidade, para terminar na Amorfik Oficina Criativa.
No encerramento, todos os inscritos poderão pintar camisetas que integram a campanha “Crie como uma criança” e ainda conhecer o nome da capivara de três toneladas instalada no Zoológico de Curitiba, há um mês atrás. A população votou por meio do Instagram do projeto Ixépitanga, deixando centenas de sugestões. “Foi muito bacana perceber o quanto o público se engajou com a campanha, participando ativamente dela, por meio de inúmeras sugestões de nomes”, comemora Marina Belotto idealizadora do Ixepitanga e Fundadora da Amorfik.
Desconstruir a ideia de que “a cidade não é para crianças”, além de promover encontros entre diferentes famílias e infâncias, em prol de uma cidade mais brincante e criativa é a nossa finalidade principal. Além disto, também vamos celebrar o primeiro mesversário da Capivara gigante e revelar o nome escolhido para ela, através de votação pública. A escultura foi instalada no Zoológico de Curitiba, no Dia das Crianças e convida todos a deixarem seus desenhos na pele de concreto da capivara, enquanto se apropriam do espaço público e se divertem nele, assim como convida o projeto Ixépitanga, que significa “Eu criança”, em Tupi Antigo.
Para participar da caminhada que ocorrerá no sábado basta inscrever a criança. São 20 vagas para crianças e seus respectivos cuidadores. “Indicamos que crianças que não estejam habituadas a caminhar, com menos de 5 anos, que seu cuidador tenha um carrinho em mãos para facilitar o percurso. Todas as crianças precisam estar com camisetas da campanha “Crie como uma criança”, já os adultos não necessariamente. O valor sugerido por camiseta é de R$100, com possibilidade de negociar a partir de R$60.Quem ainda não tem a camiseta poderá adquirir no dia do passeio”, comenta Belotto.
“Quando olhamos para uma estátua contemplamos a História. Já a criança enxerga na mesma estátua a criação de uma história! Na praça do Casal Nu, por exemplo, há a possibilidade da criança reconhecer o próprio corpo, renomeá-lo, exercendo a criatividade. No sábado, queremos propor este exercício para mostrar para a criança algo além pneus de carros e latas de lixo, objetos que estão na altura do olhar dela”, explica Andrei Crestani arquiteto, urbanista, idealizador e um dos sócios do Urbideias.
Inscrições: