“Fui governanta por oito anos, estava desempregada, passei um dia todo chorando, sem saber como honrar o financiamento do apartamento que havia comprado quando soube da demissão. Minhas reservas só cobririam duas parcelas e está escassez foi determinante para que eu decidisse trabalhar com organização, por conta própria, empreendendo”, revela Val Fagundes, uma referência no segmento, em Curitiba.
A especialista em solucionar bagunças e implementar esquemas de organização e categorização de tudo que precisa ser armazenadoem empresas e, principalmente, em casas, transcendeu para muito além do que imaginava fazer quando a crise e o desemprego determinaram a criação da empresa própria. Afinal, ela reúne um séquito que soma mais de dezoito mil seguidores no Instagram, mais de dez mil alunas capacitadas pelo curso de formação de Personal Organizer, que implementou e um bom número de curitibanos prósperos, que a contratam.
“O primeiro atendimento ocorreu a partir de um anúncio no Clube da Alice e rendeu ponte para o suporte de um Atelier de Festas. Mas, fui com mentalidade de diarista, atividade que eu já tinha exercido no passado e não sabia precificar, o que resultou em lucro baixíssimo. Fui me capacitando mais e mais, ao decorrer do tempo, para encontrar meu nicho e atender a elite. Outra ficha caiu quando realizei o primeiro atendimento de uma pessoa realmente rica. Eu usava uma bolsa que – na minha percepção, a época – era elegante o bastante para valorizar minha imagem, quando a cliente foi direta e me disse que se eu quisesse atender um público realmente elitizado precisaria mudar de bolsa, para adotar uma de grife internacional”, revela.
Além da bolsa de grife, Val tratou de investir no refinamento da própria imagem, o que implicou em abandonar o guarda roupa exíguo que tinha no passado. “Tinha uma roupa para entregar orçamento e outra para ir para ir à igreja. Investi em tornar meu visual mais vistoso, elegante, diverso e refinado, para levar estes atributos ao meu serviço, orçamento e clientela”, conta.
Suporte ampliado
Muito atenta ao mercado de luxo, Val Fagundes diversificou ao ponto de implementar aos serviços que podem ser contratados pela clientela de elite até mesmo a arquitetura de casas. “Assim, consigo realmente atender quem deseja reestruturar a rotina, construindo a própria casa do zero, para desfrutar de uma realidade organizada ao máximo, na qual acompanho a obra, implemento o esquema de armazenagem e treino funcionários para que mantenham as rotinas de organização”, explica.
Questionada sobre exemplos de rotinas e realidades beneficiadas através do trabalho que entrega Val menciona exemplos que considera emblemáticos. “Diversos casamentos salvos porque esposa ou marido não suportavam a bagunça do outro, que passou a ter rotinas de organização e uma atitudemenos caótica para a família toda. Também lembro de um quarto de dor transformado em memória feliz. Uma mãe que havia perdido o filho em um acidente transformou o quarto no qual só entrava para chorar em espaço de memórias boas, no qual passou a receber amigos e parentes muito próximos do filho falecido”, comenta.
Formação de mercado
Enquanto muitos profissionais temem a concorrência Val Fagundes tira partido dela, ao ofertar curso de formação de novos profissionais, que atuarão como Personal Organizer também. Alguns buscam a estruturação da empresa própria, seguindo os passos da mentora. Outros, buscam integrar a equipe da mestra. Em ambos os casos, Val Fagundes enfatiza que os resultados dependem fundamentalmente do desenvolvimento e comprometimento de cada um. “Há pessoas já formadas que estão há três anos sem sair do lugar. Outras que em seis meses se posicionaram muito bem no mercado, depois de concluírem a formação comigo”, pondera.
WhatsApp: (41) 99693-3386
Instagram: https://instagram.com/valfagundesorganizer?igshid=cexsdytk4sda