A chave mestra do universo – Networking

Como anda o seu networking?
Calma se não entendeu nada eu explico para você.

Andre Wilton por Cla Ribeiro


Networking é um termo que vem do inglês e quer dizer trabalho em rede, certo, mas o que isso tem a ver comigo?
Vejamos quando você precisou de algum profissional para alguma atividade, ou quando você precisou vender seu produto, conseguir uma colocação melhor de emprego, ou até mesmo alcançar aquela pessoa que um amigo seu conhecia você usou seu networking para alcançar aquela pessoa. E é por isso que o networking é a chave mestra do universo, pois cultivando os relacionamentos certos você pode abrir quaisquer portas e alcançar objetivos maiores.
Mas e a pergunta que fica é, como está sua rede de contatos? Você tem cultivado as pessoas que estão a sua volta, tem oferecido valor para elas? Bom eu participo de um grupo de empresários que tem como filosofia o Givers Gain, que é primeiro você se doa, e na doação você também ganha, não tem nada a ver com esquemas de pirâmides, e sim com a reciprocidade, mostrar quem você é e o que pode fazer em prol do grupo todo, e em contrapartida o grupo também ajuda, e criando uma rede enorme de conexões para que todos sejam beneficiados, ou seja, novos negócios, novos amigos, novos parceiros, e porque não, novos amores, pois também precisamos de amor para que as coisas fluam.
Mas vamos lá, vamos ao que interessa, como vocês podem melhorar as redes de conexões de vocês a partir de agora, sabendo o que é NETWORKING;
Seja visto, esteja em melhores lugares, vá novos lugares, procure por pessoas que “falam a mesma língua” que você, procure identificar se elas estão abertas ao contato, e a iniciar uma comunicação;
Seja genuíno, escute as pessoas, procure por soluções para os problemas delas, seja atento, e verdadeiro quando estiver trocando informações com as pessoas;
Seja certeiro nas perguntas, pergunte coisas que agucem a curiosidade, se destaque, e busque entender a pessoa com quem está falando;
Deixe seus contatos sempre informados, gere conteúdo, busque marcar reuniões, happy hours, e etc.
Busque ser apresentado a novas pessoas, e crie novas redes de contatos, gere benefícios para sua rede buscando ajudar o maior número de pessoas, e criando sinergia com os objetivos que você busca.
Pois é meus amigos, essa é a mágica do Networking, agora imagine em qual lugar você quer chegar? Será que você não tem na sua rede de contatos pessoas que podem ajudar você a chegar lá? Então que tal um exercício para essa semana?
Você vai ligar para 5 pessoas da sua rede de contatos e marcar um café, ou um almoço, e vai genuinamente ouvir essa pessoa e entender como você pode ajudar ela, e em contrapartida vai pedir algo em troca que a pessoa possa fazer por você, pode ser uma referência de cliente, de novo amigo ou algo para aumentar sua rede de contatos.
E aí você é um homem corajoso para enfrentar um desafio ou irá fraquejar? A chave mestra está em sua frente cabe a você decidir de se vai usar ou não.
Comenta Hey André estou aqui…
Abraço e até a próxima.

Deixe um comentário