A nova era dos musicais brasileiros: O Fantasma de Friedrich é uma grande produção com 14 artistas em cena e músicas originais de compositor formado na Broadway. Com uma trajetória de 13 anos pelos palcos do país, a produtora curitibana Bife Seco aposta alto e apresenta seu novo musical original que mistura Nietzsche e Punk Rock, com estreia nacional na Mostra Lucia Camargo, no Festival de Curitiba, nos dias 2 e 3 de abril, às 20h30, no Guairinha.
Em uma opressora instituição para tratamento de saúde mental, uma jovem melancólica, junto de seu urso de pelúcia neurótico, procura pela irmã desaparecida. Mas em sua busca, ela encontra um misterioso livro que liberta um espírito perturbador, ou melhor, um espírito perturbado: o fantasma rabugento e existencialista do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Essa é a trama de O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk, um grande musical tragicômico que fará sua estreia nacional no Festival de Curitiba.
O espetáculo é a nova produção da Bife Seco, uma das produtoras culturais multiplataformas mais inovadoras do Sul do país que comemora 13 anos de trajetória, incluindo prêmios, parcerias com artistas renomados, podcasts ouvidos por mais de 100 mil pessoas e passagem por diversos palcos e festivais brasileiros. Focada em uma de suas maiores paixões, o teatro musical, a Bife dá mais um passo para se tornar referência na criação de musicais originais com uma cara autenticamente brasileira e se prepara para ganhar o público de todo o país.
Criado e dirigido por Dimis, premiado encenador curitibano, a obra é uma parceria com o maestro e compositor Enzo Veiga, mestre em teatro musical pela New York University, que fez carreira nos palcos americanos e estreou recentemente o musical “Sparks”, no segmento Off-Broadway, em Nova York. A dupla já esteve por trás de outras produções originais, incluindo o musical “Terrível Incrível Aventura”, que circulou por diversos festivais e se tornou até livro, e agora prepara a versão em inglês de O Fantasma de Friedrich, para apresentar a investidores na Broadway. De acordo com o produtor, Sávio Malheiros, o desejo de criar musicais originais é um sonho antigo, mas que só se tornou possível nos últimos anos, resultado da profissionalização do setor fora do eixo Rio-São Paulo e de uma demanda crescente do público nacional por histórias com a nossa cara. “Hoje nós temos comunidades gigantescas dedicadas a apoiar os artistas que produzem musicais. E, cada vez mais, este público quer se ver também representado e se surpreender com montagens inéditas. Por isso, pensamos nossas produções artesanalmente nos mínimos detalhes e sempre valorizando o artístico, pois a nossa meta é transformar o nome da Bife Seco em sinônimo de musical autoral de excelência no Brasil”, explica.
Na trama, uma jovem melancólica, chamada Alana, vive atormentada pelo desaparecimento de sua irmã, depois de a garota ter sido internada contra a vontade no Hospital das Graças, uma clínica de saúde mental. Acompanhada de seu fiel urso de pelúcia, Alana força sua própria internação na instituição, onde encara um cotidiano exaustivo de tratamentos e remédios e precisa conviver com um grupo adolescentes insurgentes, enquanto tenta enganar a intimidadora equipe de enfermagem. Mas em sua busca pela irmã, ela encontra um misterioso livro que liberta o fantasma de Friedrich Nietzsche, um filósofo rabugento com severas crises de enxaqueca e dúvidas existenciais.
Nos dias 1º e 2 de abril, no palco do Teatro Guairinha, o público poderá conhecer as 18 canções originais que compõem a trilha sonora do espetáculo, executadas ao vivo por um elenco de 10 atores e uma potente banda de punk rock, durante os 150 minutos de duração. Aliás, punk rock é a palavra que define este musical.
Com influências que começam na banda punk britânica Sex Pistols e chegam até um dos maiores ícones da nova geração, a cantora Billie Eilish, o musical investe numa estética jovem, arrojada e transgressora, com números musicais enérgicos para agitar o público e transportar o espectador para dentro de um universo de fábulas e pesadelos. Como em outros trabalhos da Bife Seco, o cinema, a literatura e a cultura pop são elementos constantes de inspiração para criar histórias emocionantes – e com um humor peculiar, que é uma das marcas da produtora. É uma combinação ousada de “Alice no País das Maravilhas” com “Um Estranho no Ninho” para abordar temas complexos, como saúde mental, amadurecimento e perda, pensada para atingir de maneira sensível e acessível tanto adultos como adolescentes. Inclusive, o elenco mescla nomes consagrados do nosso teatro, como o ator Ranieri Gonzalez, que completa 37 anos de carreira, a novos talentos da geração Z, escolhidos durante um processo de audição que selecionou 10 atores e atrizes entre os mais de 300 candidatos do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
“Criar um musical desse tamanho, envolvendo 30 artistas e técnicos, com quase vinte canções originais, cenário, figurino, coreografias, efeitos… É um trabalho gigantesco, mas nós conseguimos montar uma equipe de qualidade, somando artistas que fazem parte da história do teatro brasileiro com novos nomes de grande talento, para incentivar o setor e mostrar como Curitiba pode se tornar um polo de criação, gerando empregos e levando os nossos artistas para todo o país”, explica Malheiros.
Quadrilogia de musicais, pré-estreia lotada e álbum no Spotify Foram 10 anos de desenvolvimento para o diretor Dimis e o compositor Enzo Veiga criarem toda a dramaturgia e trilha sonora de O Fantasma de Friedrich até a sua estreia, mas o longo tempo não foi investido para criar apenas um espetáculo e sim quatro. A nova montagem faz parte de uma quadrilogia de musicais autorais concebida pela dupla e pensada para se tornar uma viagem através da história da própria música e de seus gêneros durante o século XX. Em 2023, durante um final de semana, o espetáculo realizou apresentações teste, no Guairinha, ainda com elementos em processo de acabamento e finalização. Rapidamente, todos os ingressos das 6 sessões esgotaram e longas filas se formaram em frente ao teatro, na expectativa de uma poltrona vaga.
A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Banco do Brasil, Sanepar e Tradener – Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel – Pura Energia, Brose, UNINTER e GRASP. Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Ficha Técnica:
Direção Geral & Dramaturgia: Dimis
Direção Musical & Composições Originais: Enzo Veiga
Letras: Dimis & Enzo Veiga
Elenco: Ranieri Gonzalez, Sávio Malheiros, Laura Binder, Henrique Augusto, Mo Amaral, Laís Cristina, Emanuel Bill, Amanda Nicolau Schubert, Helen Tormina e Filipe Dassie. Banda: Enzo Veiga (Teclado), Guga Batera (Bateria), Duda Cesar (Guitarra), Victor Lehmann (Baixo e Guitarra).
Direção de Movimento & Ensaiador: Val Salles
Desenho & Programação de Luz: Lucas Amado
Desenho & Operação de Luz: Anry Aider
Sonorização: Chico Santarosa
Microfonista: Helena Sofia
Cenografia: Leo Gegembauer
Cinotécnica: Fabiano Hoffmann
Figurino: Leo Gegembauer
Costureira: Sandra Canônico
Boneco Adolfo Grande: Ateliê Miniart
Fantoches & Boneco Adolfo Pequeno: Mestre Bonequeira Tadica Veiga
Identidade Visual: Amorim
Fotos: Gutyerrez
Assistência de Produção: Mariana S Pinheiro e Vini Heimann
Produção Executiva: Jac Alber
Direção de Produção: Sávio Malheiros
Assessoria de Imprensa: TIP – Performance de Mídia
Realização: Bife Seco
Serviço:
O Fantasma de Friedrick – Uma Pop Ópera Punk
Mostra Lucia Camargo – 32.º Festival de Curitiba
Data: 1º e 2 de abril, às 20h30
Local: Guairinha (Rua XV de Novembro, 971)
Gênero: Musical / Tragicomédia
Classificação: 10 anos
Duração: 15 minutos
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física.