Coluna Capital & Negócio 12-08-2022

Temenos apresenta tecnologia com inteligência artificial

À esquerda, Frederico Venturieri (esquerda), Diretor Sênior e Chefe Global de Go-To-Market para Wealth, Business e Corporate Banking da Temenos e Victor Pego, Executivo de Vendas Sênior da Temenos para o Brasil

Recentemente a coluna CAPITAL & NEGÓCIO, com o jornalista Luiz Augusto Juk, participou de uma coletiva on line com a imprensa nacional sobre o tema aqui relatado.

A Temenos AG

( www.temenos.com) é a líder mundial em software bancário, tem sede em Genebra.

Mais de 3.000 bancos em todo o mundo, incluindo 41 dos 50 maiores, contam com a Temenos para processar as transações diárias e as interações com mais de 1,2 bilhão de clientes.

Com apresentação de Victor Pego, Executivo de VendasSênior da Temenos para o Brasil, e Frederico Venturieri, Diretor Sênior e Chefe Global de Go-To-Market para Wealth, Business e Corporate Banking da Temenos, a empresa mostrou sua visão de como seu software de pagamento vai revolucionar o mercado Buy Now Pay Later no Brasil.

“Os bancos continuarão trabalhando com todas as ferramentas tecnológicas para que as pessoas possam acessar os serviços bancários e fazer negócios”, disse Isaac Sidney, presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). “Um capítulo fundamental da inovação bancária está em andamento no país, e parte desse capítulo está sendo escrito pela Temenos e seu software”, explica Victor Pego. “O Buy Now Pay Later já representa um grande mercado no país, com opções para ‘parcelar’ tudo, de livros a sapatos, computadores e carros”, diz Victor Pego. “79% dos brasileiros costumam pagar parcelado. Ele permite que o cliente pague desta forma na hora da compra sem precisar de cartão de crédito, por isso, é ideal para quem não tem limite disponível”, comenta. A empresa acredita que as melhores práticas atrairão bancos tradicionais e fintechs que desejam entrar em um mercado que trará muitos clientes da Geração Z.

 Importância da cultura em debate

Maria Inês Pierin Borges da Silveira: A Importância da Cultura para o Desenvolvimento social Econômico do Brasil”.

Nesta segunda-feira(15) será realizado debate com o tema “A Importância da Cultura para o Desenvolvimento social Econômico do Brasil”. A promoção é da Academia de Cultura de Curitiba, (ACCUR), entidade presidida por Maria Inês Pierin Borges da Silveira que está comunicando e convidando interessados para o evento.

Tendo como local o auditório da Associação Comercial do Paraná (9º andar), o debate terá como moderador o advogado, escritor e jornalista Ernani Buchmann, que é presidente do Observatório da Cultura Paranaense. Entre os palestrantes convidados, estão o professor Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor titular do Direito do Departamento Privado da UFPR e Salete Machado Sirino, Reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Professora do Curso de Cinema e Audivisual e do Mestrado Profissional em Artes, do Campus de Curitiba II/FAP.

Também será palestrante Ericson Sávio Falabretti, Pró-reitor de Desenvolvimento Educacional e professor do programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.

Da programação, com início previsto para as 14h30min, faz parte uma homenagem “In Memoriam” a Ir. Clemente Ivo Juliatto. E às 15h00 tem início os debates. A presença pode ser confirmada pelo e-mail: accurseceretaria@gmail.com.

Axxel Telecom cresce 89% no Paraná

Felipe Scandelari: O planejamento é expandir o serviço para 29 novas cidades e de atuar nas 80 maiores cidades do Sul do país até 2023.

A Axxel teve um crescimento de 89% na sua base de clientes no Paraná, nos últimos 30 dias. A empresa que vai investir R$ 50 milhões na Região Sul até 2023, oferece serviço de internet

por fibra óptica de super velocidade utilizando a rede neutra de fibra óptica fim a fim da V.tal – pioneira neste modelo de negócio, cuja infraestrutura oferece estabilidade e altíssimas velocidades de conexão até dentro da casa do cliente.  “Estamos muito felizes com o nosso crescimento na base de clientes nestes dois primeiros meses de atuação no Paraná. Vamos manter o foco e ampliar nossa equipe de atendimento e vendas para seguir no caminho certo para alcançar nossas metas”, ressalta Felipe Scandelari, diretor Comercial da Axxel. A AXXEL está operando atualmente em 12 cidades paranaenses: Almirante Tamandaré, Araucária, Cascavel, Colombo, Curitiba, Guaratuba, Londrina, Maringá, Pinhais, Paranaguá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais, com mais de 1,4 milhão de casas disponíveis para contratação nestas localidades. O planejamento de expansão da Axxel até o final de 2022 é de expandir o serviço para 29 novas cidades e de atuar nas 80 maiores cidades do Sul do País até 2023. A cobertura da AXXEL é muito ampla como por exemplo em Curitiba onde já alcança 521 mil endereços e está presente em 69 bairros e em Maringá, com 165 mil HPs (home passed).

Pionerismo em reconhecimento facial


A partir desse mês, a tecnologia de Reconhecimento Facial

da Pacer passa a ser definitiva nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), marcando o pioneirismo brasileiro com a primeira ponte aérea biométrica de ponta a ponta do mundo. A empresa instalou totens de leitura biométrica em 20 portões de

embarque, sendo 12 em São Paulo e oito no Rio de Janeiro, o que vai permitir que passageiros e tripulantes viagem entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont ou em voos domésticos com destinos a outras cidades sem cartões de embarque e

documentos físicos. Segundo o diretor comercial da Pacer, Giuliano Podalka, a iniciativa

automatiza os processos de check-in e embarque com o objetivo de ganhar agilidade e segurança. “Nada como usar os nossos próprios rostos como documento. Além da praticidade, economizamos tempo, papel e transformamos a experiência de viajar em um

momento mais prazeroso e sem intercorrências”.

A Pacer é residente do HIPE Innovation Center, localizada em Curitiba, no Coração do Vale do Pinhão (ecossistema de inovação curitibano). A empresa também é a responsável pelo

desenvolvimento do Tapete Digital, que utiliza Inteligência Artificial para projetar no chão um “tapete” com o número dos assentos em realidade aumentada, que se move conforme o fluxo de passageiros.

“Movida Aluguel de Carros” em Curitiba

A Movida, empresa de aluguel de carros que conta com a frota mais nova e moderna do Brasil, inaugurou a primeira loja para locação de carros no Shopping Curitiba. A expansão da rede no Paraná é reflexo do aquecimento no setor de locação de carros em todo o território nacional, que apresentou crescimento de 33,5% somente em 2021, de acordo com o anuário da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Trata-se da terceira loja da marca em Curitiba e região metropolitana, a décima no estado do Paraná.

A unidade oferecerá veículos que podem ser alugados por diárias, por pacotes mensais de 1 mil a 5 mil quilômetros por mês e até por assinatura anual, com opções de  12 meses, 18 meses, 24 meses e 36 meses. “Estamos bastante otimistas com a abertura da nossa primeira loja em um shopping de Curitiba, é um movimento que já começamos em outras cidades. Estamos preparados para atender os diferentes tipos de público, desde turistas, pessoas que precisam se locomover dentro da própria cidade e até aqueles que preferem alugar um veículo por um longo período, ao invés ter um carro próprio”, explica Jamyl Jarrus, diretor Executivo de Vendas e Marketing da Movida.

Luiz Augusto Juk

@jukbuzinessenews

Compartilhe:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.