Guia para acertar e encantar ao receber
Atire a primeira pedra quem nunca sentiu dúvida ao escolher o que servir ao receber! Se a arte de festejar sempre teve seus caprichos depois de dois anos de intervalo forçado por razões sanitárias, então, os caminhos se tornam mais complexos e ao mesmo tempo especiais, já que a ferrugem social causada pela pandemia tende a aumentar a hesitação sobre o que fazer para encantar ao receber. Para ajudar os leitores a garantir o sucesso de toda e qualquer reunião criamos uma experiência real, que nos permitiu opinar com conhecimento de causa sobre diversos itens que tem todos os atributos para tornar os festejos inesquecíveis!
Eles foram escolhidos quando resolvi comemorar meu próprio aniversário em casa mesmo e para poucos, em petit comité. A experiência foi acolhedora, confortável e inesquecível também! Já que permitiu interação de qualidade entre todos os convidados. Então, vou partilhar a seleção com vocês, pois reconheço que para além da data de aniversário de cada um haverá alta de confraternizações. Afinal, o quarto trimestre do ano vem aí e junto dele muitas datas comemorativas que mobilizam as pessoas e empresas interessadas em celebrar.
O primeiro destes produtos são as bebidas, já que receber com uma taça de espumante é um início muito apropriado para todo o tipo de celebração!
Vou começar com o surpreendente espumante Condessa, que mescla uvas de duas castas em método de fermentação natural, para um resultado de extrema cremosidade, em uma bebida de cor amarelo palha, com reflexos dourados e sabor que preenche a boca e orna muito bem com preparações que levam amêndoas, olioginosas, entre pratos salgados e doces também.
A bebida é resultado do gosto da artista plástica e também sommelière Vera Itajaí, que criou o Rótulo Condessa, a partir de uma tela que pintou no ano 2000. “Tudo foi pensado para garantir alta palatabilidade, versatilidade e muito refinamento. Desde o tipo de fermentação, a Champenoise, até a mescla das Chardonnay e Pinot Noir”, explica Itajaí, que é muito interessada e comprometida em tornar seus rótulos cobiçados, já que atraem o público a participar do Clube do Vinho, uma confraria que promove network por meio da bebida.
Damos sequência às sugestões com o poético espumante Josephine, que tem a acidez adequada para harmonizar e valorizar bem petiscos com queijo e demais ingredientes encorpados pela gordura, enquanto preservam a mesma disponibilidade de acompanhar petiscos herbais, vegetarianos e mesmo veganos, pelo fato de ser banco e feito a partir da uva Chardonnay.
Para quem não conhece este rótulo, convém dizer que ele é uma homenagem saudosa à matricarda da família Hause, que ficou na França, enquanto seus descendentes se lançaram ao Brasil, onde já fazem história, com a concepção de vinhos premiados, de requinte e sabor únicos. Certamente, ela se sentiria orgulhosa!
Vide o também notável rótulo Censurado, da mesma vinícola, a Franco Italiano. Ele é muito adequado para a harmonização de pratos com carnes vermelhas, servidas com molhos, risotos e massas ou mesmo para ser degustado sozinho, ao aquecer uma noite fria ou alegrar paladares que gostam de evoluir através do vinho. Isto porque, é um vinho que promove a alto grau de sofisticação o sabor da tão consumida uva Cabernet Sauvignon.
Tanto assim que só é produzido quando todos os fatores climáticos conspiram a favor da melhor uva, livre de depreciações causadas por intempéries climáticas. Assim, o Censurato não tem safragem fixa, mas variável, sendo um vinho de edições especiais, feito para encantar. Enfim, sucesso garantido para a sua festa, seja qual for a finalidade dela!
Mesmo assim, vale apostar no Condessa Syrah, que equilibra taninos potentes com o dulçor da baunilha, para fazer as honras de refeições ou preparações compostas. Ele compõe o mix de produtos do Clube do Vinho e também é uma alternativa super acertada para complementar a progressão do cardápio, com acerto, encanto e variedade.
Por falar em evoluir através do cardápio, vocês precisam considerar seriamente a sobremesa da Lia, a bem casaderia. Ela foi além dos incríveis bem casados e criou também sobremesas que funcionam tanto para coroar refeições servidas para grupos, em festas ou reuniões, como também para presentear com bom gosto e acerto. A sobremesa que Lia me enviou alterna ganache de chocolate belga branco, morangos orgânicos e chocolate! Tudo em apresentação super caprichada, embalagem encantadora e tamanho que rende serviço para até 10 pessoas.
Lia também diversificou seus bem casados originais para o bolo bem casadão, que é um encanto de alternativa para o momento do parabéns! Isto porque é saboroso e lindo também. A unidade que customizou para mim tinha inicial do meu nome e flores aquareladas. Algo de muito bom gosto, na medida para adoçar o paladar, fugindo do final enjoativo e tão comum em bolos de festa. Este doce alterna o pão de ló, doce de leite e ganache de chocolate branco belga. Há variações distintas, para quem prefere algo diferenciado e mesmo mais doce também. Mas, a que provei é um tremendo de um coringa para qualquer celebração. Vale apostar!
Ainda entre os produtos feitos pela Lia, chegamos aos bem-casados tradicionais, que se transformam em lembrancinhas para os convidados. Além de úmidos e amalgamados entre massa de pão de ló e doce de leite eles cumpriram o a função de decorar o ambiente com destaque, pois criaram uma espécie de jardim doce, suspenso e iluminado na cristaleira da sala, atraindo olhares e encantando todos os convidados, sem exceção! Enfim, um item que considero indispensável para qualquer evento!
Os incríveis bem casados da Lia, que chegam em embalagem primorosa
Outro ponto alto foram os docinhos da Kamilla Torres! Pensem em um primor de capricho para entregar sabores genuinamente brasileiros, com a perfeição que esperamos quando resolvemos delegar a confecção de docinhos! Ela conseguiu este feito e me ganhou! E olha que minha quilometragem de docinhos é razoavelmente longa! Basta dizer que eu mesma sempre faço os docinhos de todas as reuniões e celebrações de família e sempre pesquiso insumos e sabores novos para surpreender pessoas que amo com estes pequenos.
Mas, com toda a modéstia, admito que meu esmero nem chega perto da perícia da Kamila ao executar um brigadeiro sensação, com massa de chocolate, capsula firme e saborosa de chocolate, para recheio de morango em ponto perfeito para marcar o sabor deste doce, atravessando toda a festa no mesmo estado e sabor! Coisa de profissional destacada no setor!
kamilla também me ganhou no brigadeiro de coco com abacaxi, que vem a ser algo de inspiração afetiva para a sua inventora, já que foi inspirado nos bolos que a mãe de doceira fazia para a família. Enfim, uma maravilha de docinho super bem executado e que poderia perfeitamente se tornar a identidade do nordeste brasileiro em forma de sobremesa, tamanha relação destes ingredientes com a região do país! Por falar em regiões, entendo que o surpresa de uva é um doce que está para o Sul do mesmo modo! Desde que me radiquei em Curitiba, há pouco mais de quatro anos, percebo que ele é muito frequente por aqui, bem mais que no Sudeste. Por isso mesmo, fazê-lo tão bem, ao ponto de realmente sair do lugar da casualidade é um mérito! E Kamilla o conquistou, com louvor. Também inclui o Romeu com Julieta na comemoração e, embora estivesse muito gostoso, penso que pode ser ainda melhor se ganhar um pouco mais de umidade na massa de queijo. Mas, a impressão é meu só gosto pessoal mesmo. Vale salientar que do jeitinho que é este produto pode ser levado para o cardápio com segurança.
Por fim, cartões customizados pela Thaysa Di Martino Oliveira. Depois de trabalhar com tecnologia por 25 anos viu seu emprego evaporar com a pandemia. Assim, aplicou o gosto por trabalhos manuais às obras autorais. Elas começaram com a costura, prosseguiu para aquarela e avançaram para outras linguagens, quando Thaysa entendeu que deveria se aprimorar no desenho, para unir as técnicas em prol de ilustrações customizadas que cria para empresas e demais clientes. Ela mantém uma produção ultra artesanal, exclusiva, o que demanda encomendas com dois meses de antecedência. Ressalto que vale a pena!
E que venham as festas!
Serviço:
Clube do Vinho – 41 41 9973-3337
Vinícola Franco Italiano – 41 41 9807-0920 @vinicolafrancoitaliano
Lia Bem Casaderia – 41 99709-2757 @lia_bemcasaderia
Docinhos da Kamilla Torres – 4199241-6602 @kamillatorresdoces
Cartões customizados – Thaysa Di Martino Oliveira @olivetha