Na segunda-feira (19) aconteceu o evento “Café da Ca” (cafedaca.com.br) que teve como local o histórico Hotel San Juan Johnscher, na Rua Barão do Rio Branco, 354.
O encontro contou com a presença da jornalista Lucia Almeida (@LAlmeid65795404), que é palestrante, escritora, diretora da Revista Imagem e Sucesso. Também é mentora de imagem, estilo, comunicação e empreendedorismo cujos temas foram abordados no encontro.
O evento foi voltado especialmente para mulheres de negócios, que segundo a idealizadora do encontro
Carolina Maciel (Ca) “é um espaço para networking, com oportunidades de negócios, troca de informações com uma gastronomia de qualidade. O “Café da Ca”, é um grupo para mulheres onde partilhamos de trocas de experiências, conhecimento, vivências pessoais e profissionais “.
A jornalista Jaqueline Guerra (_jaquelineguerraoficial), convidada a participar do “Café da Ca”, fez completa cobertura do acontecimento, para o Espaço BUSINESS WOMAN, registrando inclusive,
curiosidades do Hotel San Juan Johnscher. Para Jaqueline, que possui grande experiência na cobertura jornalísticas de encontros com mulheres tanto em Curitiba como em São José dos Pinhais, “felizmente estamos vendo o crescimento do empoderamento da mulher. E nesses encontros é possível debater e trocar experiências dos sonhos, dos desejos e das vontades de cada uma delas. É muito importante, atualmente, compartilhar e dividir não só as conquistas como também os fracassos, medos e erros.
Afinal, juntas queremos garantir direitos iguais, trabalho, segurança, educação e saúde de qualidade para todos”.
O histórico Hotel San Juan Johnscher
Foto 6- Hotel Johnscher, é o mais antigo da região. Foi construído em 1911 O entorno da rua Barão do Rio Branco começou a se desenvolver a partir da instalação da estação ferroviária e da movimentação de trens. Como o acesso para Curitiba era feito principalmente pelos trilhos, a região cresceu em meio a transformações políticas e econômicas. Conforme apurou a jornalista Jaqueline Guerra, por intermédio de pesquisas, “todos os dias, centenas de passageiros desembarcavam na estação e, assim, o comércio local aqueceu com destaque para a rede hoteleira, com estabelecimentos de três e cinco estrelas.
O Hotel San Juan Johnscher, por exemplo, é o mais antigo da região recebendo o nome de Johnscher, apenas.” Ao longo dos anos hospedando turistas e executivos, o estabelecimento também passou por
mudanças na administração, de acordo com Agnes Bibielly, que é a responsável pelo marketing da rede de Hotéis San Juan.
Por se tratar de uma construção histórica, o prédio do hotel San Juan Johnscher, que chegou a
hospedar Santos Dummont, serviu à prefeitura de Curitiba como espaço de convenções a partir da década de 1980 até o início dos anos 2000.
O Hotel Johnscher foi inaugurado em 1917, considerado desde então um dos melhores hotéis de Curitiba, sendo procurado tanto por comerciantes quanto empresários em viagem. Muitas famílias também costumavam hospedar-se para a festa natalina promovida pelo hotel. O contato diário e o tratamento personalizado, possibilitou o uso como residência para alguns hóspedes ajudando a garantir sua longevidade. Muitos hóspedes moraram anos no Johnscher.
Em 1999, o grupo San Juan de Hotéis ganhou a concessão de uso pelos próximos 35 anos. O hotel foi
restaurado com o intuito de preservar a arquitetura eclética que caracteriza o prédio.