Novo formal – Como estar elegante sem parecer que se perdeu no passado

Novo formal – Como estar elegante sem parecer que se perdeu no passado

Novo formal – Como estar elegante sem parecer que se perdeu no passado
Photo by Alvin Mahmudov

Após a pandemia, muitas empresas têm flexibilizado seu Dress Code, ou seja, seu código de vestir. São regras, escritas ou não, que determinam o nível de formalidade que seus colaboradores devem seguir durante o período de trabalho. Com a expansão do home office e vários homens se vestindo de maneira mais formal da cintura para cima, o casual vem ganhando cada vez mais espaço.

Mas, ainda há empresas onde o uso do costume é necessário, muitas vezes em instituições financeiras, multinacionais, escritórios de advocacia e cargos governamentais. Nestes casos, o nível de formalidade é alto e, mesmo muitos homens acreditando que o visual “terno e gravata” seja um uniforme, é possível usá-lo de uma maneira moderna e autêntica, sem parecer que o visual está perdido no tempo.

Estas instruções servem também para quando você precisar ser formal também em ambientes sociais, como casamentos e coquetéis.

Novo formal – Como estar elegante sem parecer que se perdeu no passado
Photo by Benjamin Rascoe 

O COSTUME

Quando falamos do costume, estamos nos referindo ao paletó com a calça social. O terno é composto também pelo colete, que acabou caindo em desuso no Brasil por conta de nosso clima. Ao escolher um costume, pense nestes fatores:
Corte: os modelos slim têm ganhado protagonismo, com a calça mais afunilada e o paletó acinturado. O cuidado ao fazer essa escolha é que a calça não marca pernas e o paletó não tem ondulações e conseguimos fechar o primeiro botão sem que ele deforme, mas fique de maneira confortável;
Cor: por muito tempo, acreditava-se que o costume preto seria o mais versátil, porém o preto traz para a imagem uma comunicação de afastamento e em algumas culturas até de luto. Para um costume preto ser elegante, seu tecido deve ter muita qualidade. Pensando nisso, pense em tons de azul marinho ou de cinza.
Tecido: o melhor tecido para se ter em um costume, sem dúvida é a lã fria, pois é termodinâmica: fresca no verão e quente no inverno. Porém, como requer um investimento maior, podemos escolher misturas como a poliviscose, uma mistura de poliéster e viscose que mantém o tecido elegante e possui propriedades de conforto térmico. Evite os de 100% poliéster, pois geralmente são mais quentes, criam bolinha rápido e conforme são higienizados, ficam com marcas.

O SAPATO

Além do sapato social clássico com o bico quadrado, existem outros modelos para deixar o visual mais moderno, sendo o mais elegante o sapato Oxford. Além dele, temos as opções derby e monk, que podem ser ou não brogue (essa é uma característica, de possuir ou não furinhos).

ACESSÓRIOS

Para um visual mais autêntico, inserimos acessórios à este visual formal. Alguns que você pode incorporar:

  • Pocket square: o lencinho que colocamos no bolso frontal do paletó. Adiciona elegância ao visual;
  • Relógio: em ambientes formais, escolhermos relógios mais discretos, como os metalizados prateados ou os de pulseira de couro;
  • Cinto: quando escolhemos cinto, combinamos com a cor do sapato;
  • Pulseiras: podemos fazer uma composição com o relógio, com uma pulseira metálica ou de couro;
  • Anéis: são permitidos e para mais elegância pensamos em menos é mais;
  • Bolsas e pastas: estes acessórios de couro trazem muita elegância ao visual;
  • Meias: de uma maneira mais formal, usamos da cor do sapato ou da cor da calça. Mas, de uma maneira mais moderna, podemos inserir meias estampadas, de bolinhas, losangos e, se a ocasião permitir, até com algum desenho.
Novo formal – Como estar elegante sem parecer que se perdeu no passado
Foto de Castorly Stock

CRIANDO SEU VISUAL

O grande desafio de ambientes formais é de não nos sentirmos confortáveis ou até mesmo fantasiados, por esse visual formal não estar presente em nosso próprio estilo. Para contornar essa situação, busque as peças, cores, formas que te deixem confortável e que pareça com o que gosta, na medida do possível. Isso deixará o visual mais autêntico e você mais confortável.

Curtiu? Comente o que mais gostou! Nos vemos no próximo!

Deixe um comentário