O espaço Perfil CLA Magazine desse mês, traz como destaque Daniel Vasconcelos Baroque, Popular Singer que disponibilizou seu tempo para falar mais sobre sua carreria, projetos e história dedicada a música e as artes.
Ola Daniel, agradeço a sua disponibilidade para nos conceder essa entrevista.
Eu quem agradeço pelo convite, me sinto feliz em poder falar sobre meu trabalho.
Daniel, pode nos contar como iniciou a sua carreira e o que lhe inspirou e motivou dar o primeiro passo?
Iniciei minha carreira musical aos 16 anos, cantando em um coro juvenil em São Paulo, Guri santa Marcelina, projeto no qual auxilia muitas crianças e adolescentes até hoje. Quando me vi nos palcos como coralista, me instigou a saber mais sobre música e a transparência que a mesma causa em nossos afetos e a cura que ela nos traz. Desse modo, vejo a música como alguém que me clareia a vida, me motivando a instigar mais pessoas a conhecer com clareza seus próprios sentidos. Uma das pessoas que me influenciou muito nessa jornada se chama Narayani Coelho, minha primeira professora de canto que fazia parte desse projeto lindo em que participei e a admiro até hoje por isso.
Teve o apoio da sua familia, como se deu esse momento de decisão em seguir a carreira musical?
Venho de uma família humilde, sendo criado apenas pelo meu Pai no qual criou a mim e meus irmãos. Meu pai sempre foi um Rapaz extremamente batalhador, que lutava bastante para manter a família, desse modo, por sua criação, não via muito futuro em mim como músico, cantor. Eu o compreendo, veio de uma geração aonde artistas em sua maioria eram taxados como baderneiros/vagabundos.
Hoje em dia ele até consegue considerar o meu trabalho, mas ainda é algo um pouco complexo para ele, ainda mas estando longe dele e dos meus irmãos.
Alem da música quais mais aptidoes artísticas você tem?
Sou compositor, instrumentista e também posso me considerar um pequeno poeta, mas esse é um lado meu ao qual não exploro com tanta frequência como o canto é exercido em minha vida.
Nesse sentido, qual a sua maior conquista profissional até o momento e qual o seu objetivo mais alto ainda desejado?
Até o dado momento conquistei muitas coisas como Músico, pude cantar ao lado de Chico César em São Paulo participando do Coral Jovem do Estado, pude realizar lindas apresentações dentro deste nucleo, ou, como um eterno baixinho, até mesmo me apresentei para a Xuxa em um Jantar beneficente(sentimentos de alegria e gratidão que guardo no coração até hoje) mas ter tido recentemente um concerto solo, com amigos queridos foi o momento de mais prazer que pude ter. Me sinto extasiado até o exato momento.
Sabe, posso dizer que sou uma pessoa realizada por tentar conectar pessoas aos seus afetos. Não me vejo sendo um grande cantor, que estará nos melhores palcos, isso ainda é uma visão distante de como vejo a exploração da minha arte, mas, sem dúvida nenhuma me vejo atraindo e causando ainda mais sensações e comoções em pessoas.
Você não é natural de Curitiba pelo que pesquisei, qual a sua cidade natal e como tem se adaptado a capital paranaense?
Sou natural de São Paulo, me adaptar a cidade de Curitiba ainda tem sido um pouco difícil, principalmente por estar longe de muitos amigos e família, mas tudo isso são afetos que posso futuramente usar para composições e nas apresentações.
Vim para cá a convite da Camerata Antiqua de Curitiba a qual fiz lindos concertos durante o ano de 2022 como coralista e solista de pequenos trechos em concerto.
Aceitei a proposta por acreditar e agora comprovar que Curitiba melhoraria muito minha vida financeira, emocional e minha visão sobre a arte e sobre como as pessoas lidam com os teus afetos.
Já não estou mais participando da Camerata, mas agradeço a porta que me abriram, pois sem ela, outras não poderiam ser abertas também. Pude abrir minha própria escola de Canto, voltado a iniciantes e intermediários que buscam aprimorar a voz e que busca conhecer mais sobre os efeitos colaterais que a arte causa. Essa Escola se chama baroque Arts e Cia, não é nenhum espaço chique, fica na sala de minha casa, região central de Curitiba, mas é aonde busco auxiliar pessoas, afinal a música é uma das maiores terapias do mundo.
Você tem agenda de apresentações, se sim pode nos contar suas próximas aparições em 2023?
Eu ainda estou em busca do meu espaço maior no meio musical, aos poucos estou me inserindo no mercado como Solista, tendo em vista que fiquei 14 anos sendo coralista.
Nesse ano de 2023 estou em busca de escrever novos projetos como o Stabat Mater Dolorosa que fiz recentemente na Cidade, como outros que já estão finalizados e esperando aprovação. Enquanto isso, vou concluindo minha Graduação em canto aqui na Cidade, criando novos vínculos, futuros parceiros para projetos.
Como coralista, me apresentei agora em maio no teatro Guaira nos dias 27 e 28 , fizemos a 9° sinfonia de Beethoven em comemoração ao Aniversário da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Em minhas redes sociais sempre posto quando irei fazer algo novo para o público, sigam lá e me acompanhem .
A CLA Magazine, tem em sua cultura o costume incentivar muito a cultura e as artes em seu editorial, como você vê esse movimento na revista e em outros meios que tenha conhecimento, e como sente entre seus conhecidos do meio artistico esse espaço?
Eu agradeço imensamente que ainda exista apoio para com os artistas. Vivemos uma pandemia aonde a Arte mesmo sendo uma área profissional desvalorizada, foi o que salvou muitas pessoas que estavam em casa, vulneráveis a sentimentos negativos. É por isso que eu sempre falo com alunos e colegas de trabalho: A arte tem o poder de mudar e reconectar afetos.
A música cura pessoas, relações humanas.
Daniel, gostariamos de agradecer imensamente essa breve entrevista, nosso publico vai adorar certamente lhe conhecer melhor, pode deixar uma mensagem para nossos leitores e seguidores?
Mães e pais, apoiem os sonhos dos seus filhos, seja qual for.
Conheçam e validem os teus afetos, pois a vida é cheia deles sendo cada um, uma história nova para ser contada depois.
Corram atrás a cada dia de todos os teus objetivos, ele pode ser pequeno para o teu próximo, mas só você sabe o tamanho que ele é para ti.
Para os meus amigos da música: vivam os seus sentimentos que o levaram ao caminho da música, não existe coisa mais rica que demonstrar o amor real que vocês possuem pela Arte que carregam com muito esforço.
Gratidão a Cla Magazine por essa oportunidade Única.
Daniel Vasconecelos
“Daniel atualmente tem uma escola voltada à cantores ou pessoas que querem cantar, se chama Baroque Arts e Cia. mais detalhes pelas redes sociais @baroqueartecia e o meu @ocontralto. “