“Porque Retratista Cla?”, “O que é um retrato com essência? ” Escuto constantemente esse questionamento, então vamos lá…
O retrato fotográfico entrou na minha vida de forma despretenciosa, aliás a fotografia em si não era meu forte na academia; Essa é uma história para um outro ” Diário do CLA” mas a verdade é que no decorrer dos anos fui descobrindo uma magia única que só encrontrei nos retratos. Além da possibilidade de captar a essência de uma pessoa, revelando suas emoções, personalidade e beleza de uma forma visualmente impactante, indentifico como maior diferencial no retrato fotográfico, a capacidade e sensibilidade de ser um fotógrafo que ama capturar não apenas a imagem física, mas também a alma e a história por trás da pessoa retratada.
Nesse sentido, o retrato fotográfico destaca as expressões faciais, gestos e olhares que comunicam emoções profundas. Um bom retrato captura a emoção genuína do momento, seja alegria, tristeza, contemplação ou qualquer outra sensação.
Desse modo, a iluminação desempenha um papel crucial nos meus retratos, ajudando a criar atmosferas específicas e destacando características únicas. A composição também é fundamental, pois a maneira como a pessoa é posicionada, os ângulos escolhidos e o uso do espaço contribuem para a narrativa visual e já determinam uma identidade ou linguagem característica do meu trabalho.
Eu sinto que na medida que a sessão avança, a cumplicidade entre eu e o modelo se reflete nas imagens capturadas. Essa conexão visual sempre é para mim, extremamente poderosa, transmitindo emoções e narrativas complexas através da minha arte.
Nunca me esqueço do querido amigo Josué Lemos da Silveira, uma pessoa realmente muito sensível que onde me encontra me apresenta como um pintor com luzes, é muito carinhoso e demonstra que de alguma forma esse meu olhar para a luz e emoção está atingindo alguns corações e olhares mais atentos.
Você edita muito suas fotos Cla?
Outra pergunta constante é o meu pós produção; Sem dúvida, ela desempenha um papel importante na criação de bons retratos. O uso adequado de técnicas de edição pode aprimorar a imagem, ajustando cores, nitidez, contraste e evidenciando efeitos que complementam a narrativa visual; No meu caso, elas apenas auxiliam a destacar a atmosfera que já criei com a luz e toda a composição, criando assim um retrato com essência, existe casos de colegas que o pós produção, consiste em fazer mudanças consideráveis na fotografia, é uma forma de trabalho válida também, mas no meu caso priorizo um aspecto mais orgânico da fotografia.
Nesse sentido, é claro que cada sessão de retratos pede um olhar delicado e diferenciado, mas ja sinto que meus modelos, (como chamo meus clientes), já buscam pelo meu olhar e linguagem, e isso me deixa definitivamente muito feliz; O que parecia um sonho distante a alguns anos, chegou, e quando vi já estava deixando minha marca, seja retratos corpoarivos, artísticos ou Fashion Portrait, vejo um pouco dessa mistura Cla nas minhas fotos, o que me deixa muito feliz e grato, por hora obrigado por me acompanharem por aqui na CLA Magazine.