sports, ball, basketball-3306973.jpg

Atividade física x Exercício físico

ATIVIDADE FISICA X EXERCICIO FÍSICO

Compartilhe:


Atividade física:

É todo e qualquer atividade que envolve os movimentos do corpo, que são feitos de maneira voluntaria, tudo que está relacionado na intenção de realizar é, portanto, considerado uma atividade física; como, andar, pegar, pular, levantar, deitar etc. Já os movimentos involuntários, como o bater do coração, respirar e a digestão, não são controláveis, pois, são movimentos autônomos do nosso sistema fisiológico, a atividade física não é algo programado, mas uma ação natural que acontece pela necessidade do ser humano de realizar ações com o corpo.

Existem evidências científicas que apontam benefícios tanto em atividades quanto em exercícios físicos, podendo reduzir os riscos de mortalidade em qualquer idade e de desenvolver doenças como o câncer, doenças do trato coronariano, diabetes, diabetes gestacional, hipertensão, acidente vascular cerebral, doenças do tipo degenerativas, articulares, autoimunes, dentre outras.

Exercício físico:

Quando a atividade física é planejada e estruturada e que também necessita a aplicação de técnicas específicas com o objetivo de melhorar ou manter os componentes físicos e fisiológicos, como por exemplo a estrutura musculo esquelética, flexibilidade e o equilíbrio, o mesmo deve ser orientado por um profissional de educação física, pois em sua maioria envolvem esportes ou modalidades especificas como a musculação. Então, todo exercício físico é uma atividade física, mas nem todas as atividades físicas são exercícios físicos. 

O exercício físico, além dos benefícios que a atividade física já traz, é eficaz para manter o controle do peso corporal, a redução dos sintomas de doenças psicossomáticas, e melhorar a qualidade do sono e a preservação da cognição do indivíduo, além de ajudar no tratamento e controle de diversas doenças crônicas, sejam elas em qualquer faixa etária, ou seja, a manutenção da saúde depende sim de movimentação, nós somos um projeto biomecânico, então se ajude, bora se mexer.

O que diz a OMS?

As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o Ministério da Saúde orienta que, as pessoas devem praticar pelo menos 150 minutos semanais de atividade física moderada ou no mínimo 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana. Porém sempre é bom consultar o seu profissional e verificar a melhor condição de treinamento para você.

@personaljonathandorst

Compartilhe:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.