Café do Caroço de Açaí, como assim?

A empresa Açaizal Tainá é sediada na cidade de Candeias do Jamari, em Rondônia. A empresa foi fundada há quase dois anos, em setembro de 2020. Trata-se de uma empresa que trabalha no ramo de produtos naturais, com ênfase em produtos advindos do Açaí.

A empresa é coordenada por uma professora universitária e um professor universitário. A escolha por trabalhar com alimentos derivados do açaí se deu porque ele e ela viram que, assim, poderiam auxiliar na produção local de açaí, junto a produtores ligados aos povos tradicionais do norte de Rondônia. Logo, no início da cadeia produtiva do açaí donde se aproveita desde a polpa até o caroço, estão as mãos de mulheres e homens pertencentes a comunidades tradicionais de Rondônia que produzem este açaí na floresta.

Sim, popularmente é o Café do caroço do Açaí. É um produto que ficou conhecido assim porque, tanto a produção como o preparo remetem ao café que tradicionalmente consumimos. Na produção há a tanto a etapa da torra como da moagem. Sendo torrado e moído, se produz na forma de um pó cujo odor remete à polpa do açaí e cujo sabor lembra um pouquinho do café devido às notas de amargos consequentes da torra. No preparo os procedimentos são os mesmos do café. É preciso passar, ou melhor, coar o pó na água quente.


O sabor é marcante, sinto as notas de polpa de açaí, o amargor da torra o que nos traz uma experiência diferenciada, cheio de sabor e história.”

Cla Ribeiro

Em sentido preciso, não é um “café” do caroço do açaí, pois não tem cafeína e não tem mistura. Porém, ficou popularmente conhecido assim pelos motivos já expostos e também porque a descoberta se deu numa circunstância na qual faltava café. Uma senhora amazonense teve a ideia de torrar e moer o caroço do açaí que sobrava, e assim inventou esta bebida tão benéfica à saúde.

“O aroma é muito diferenciado, o sabor muito marcante, sou fã de açaí, então fiquei muito feliz com essa experiência única.”

Jaqueline Guerra

O café do caroço do açaí é rico nas vitaminas A, D, E e K, auxiliando na pressão alta e, principalmente, no controle da diabetes, mas em sentido técnico segundo a ANVISA ele não se enquadra como medicinal, mas produto natural que tráz benefícios à saúde.

Confira como adquirir seu Caroço do Açaí para coar no instagram oficial @acaizaltaina_cwb

Cla Ribeiro & Jaqueline Guerra

@claribeirophotographer

@_jaquelienguerraoficial

@clamagazine

Compartilhe:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.