O problema de hoje, é que todo mundo quer se parecer com todo mundo…

Imagem marcante com óculos enormes redondos, looks maximalistas cheios de personalidade, influência mundial no universo fashion e ícone de estilo aos 101 anos, vamos combinar que é para poucos, mas para Iris Apfel, que há, aproximadamente, 70 anos vem sendo referência por quebrar padrões ” as famosas regras de vestimenta” o que da um sabor especial a sua persona.

Iris Apfel  foi uma das primeiras mulheres a usar calças jeans no início da década de 40 num período onde nem existiam opções femininas, de acordo com ela, sua opção de usar peças do vestuário masculino eram uma declaração do direito feminino e, claro, de moda. A designer sempre se viu livre para se expressar através dos seus visuais, e não é justamente sobre isso que a moda se trata? O poder de conseguir se manifestar através das roupas é algo indiscutível e Iris faz isso como ninguém. Ela, que se denomina a “adolescente mais velha do mundo”, tem uma história incrível realmente incrível!

Filha única nascida em 1922 numa família judia em Nova York, os pais podem ter sido uma das maiores influências no seu estilo, uma vez que seu pai importava antiguidades da Alemanha, e posteriormente assumiu uma empresa de espelhos vintage. Já sua mãe, após engravidar e abandonar os estudos abriu sua própria boutique.

Formada em história da arte pela Universidade de Nova York e também pela Universidade de Wisconsin, Apfel , trabalhou vomo office girl no jornal WWD, na época, um dos maiores veículos fashion.

Lá, ela trabalhou como assistente de ilustração de moda, junto de Robert Goodman e mais tarde veio a conhecer a designer de interiores, Elinor Johnson, com quem trabalho alguns anos depois. Iris não decolou na carreira de moda como desejava, mas isso não a impediu de continuar apaixonada por esse universo, tanto é que foi graças aos seus looks extravagantes que ela conquistou sua fama.

Mesmo não tendo decolado na carreira fashion, foi a sua maneira de enxergar as roupas que conquistou pessoas – fieis seguidores e admiradores no mundo todo. Desse modo, a doce rebeldia no seu visual, as misturas de estampas, os acessórios coloridos, todos eles juntos, para surpresa, parecem funcionar e encantar.

“O problema de hoje, é que todo mundo quer se parecer com todo mundo (…), se formos direito ao assunto, você precisa se encontrar antes de encontrar seu estilo”

Iris Apfel

Iris foi casada por 68 anos com Carl Apfel , subiu ao altar usando um vestido de renda rosa e sapatos combinando, acessório que ela guarda até hoje em uma caixa; em 1950 fundaram a Old World Weavers, uma empresa têxtil especializada em restaurar móveis e tecidos para casas.

O negócio foi um sucesso, tanto que Iris Apfel possui um extenso currículo de restaurações dentro da Casa Branca, trabalhando com 9 presidentes norte-americanos, de Truman a Clinton. Sua expertise e paixão pelo negócio, levaram o casal a viajar para lugares peculiares ao redor do mundo. O que proporcionou a Iris criar um acervo voraz de peças vintage, todas garimpadas em brechós, feiras de garagem e afins. 

Já aposentada apos o falecimento de Carl em 2015, Iris Apfel aos 84 anos foi convidada por Harold Koda ,curador do Met’s Costume Institute, a exibir sua coleção de roupas e acessórios, afim de conseguir expor e inspirar a todos os amantes da moda o seu senso de moda único e exuberante.

Em, Selections from the Iris Apfel Collection, o museu destacou tudo! Desde seus fantásticos óculos extravagantes até os seus casacos mais incríveis. A exibição foi um sucesso, a vida desse ícone de estilo virou de ponta cabeça e seu reconhecimento mundial dentro da moda, finalmente aconteceu. 

Dentre tantos feitos incríveis, podemos listar o fato dela ter sido a primeira pessoa mais velha da história, a ter uma boneca própria, sim, em 2018 a Mattel lançou uma Barbie Iris Apfel e fizeram questão de colocá-la vestindo o seu tradicional terninho verde da Gucci. 

Aos 97 anos, ela foi contratada pela a agência IMG Models , a mesma das irmãs Haddid , e também é a mulher mais velha do mundo a estampar uma capa de revista de moda. Com inúmeras campanhas publicitárias para empresas como, MAC Cosmetics e Kate Spade. Iris tem sua própria linha de óculos com a Zenni Eyewear e, é claro, são mais de 100 peças assinadas por ela, todas no seu nada tradicional estilo.

Aos 98 anos, lançou sua auto biografia “Iris ApfelAccidental Icon”, ale´m de outros 4 livros publicados. Recentemente em 2021, Iris Apfel ganhou o prêmio Andrée Putman Lifetime Achievement Award que reconhece a carreira de Apfel, e sua visão singular e contriubuição ao mundo do design e fashion.

Vale uma reflexão, viver a vida por uma nova perspectiva e se permitir ser você mesmo, aflorar sua essência através do seu estilo, afinal como disse Iris Apfel; “Ousar e experimentar nunca é demais. Se você cometer um erro, tudo bem, são apenas roupas. A polícia da moda não virá para te jogar na cadeia”.

Divirta-se, seja você mesmo e deixe a vida te surpreender!

Compartilhe:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.